concurso distinção vinhos

Almares Branco considerado o melhor vinho de Espanha e Portugal

Justino’s Madeira Colheita 1998 do produtor Justino’s Madeira Wines da DOC Madeira é o melhor vinho de Espanha e de Portugal em Feminino.

Os Prémios VinDuero-VinDuouro dão a conhecer os melhores vinhos de Espanha e Portugal! O certame publicou os resultados do concurso que se realizou nos dias 3, 4 e 5 de agosto no restaurante ‘La Retoñera’, na localidade espanhola de Trabanca (Salamanca).

O Grande Arribe de Ouro e Grande Arribe de Ouro em feminino foram atribuídos a Almares vinho branco 2017 e Justino’s Madeira Colheita 1998, respetivamente.

Almares vinho branco 2017 e Justino's Madeira Colheita 1998
Almares vinho branco 2017 e Justino’s Madeira Colheita 1998

A lista oficial do palmarés com os melhores vinhos de Espanha e Portugal está disponível neste link.

Com 99,00 pontos, a roçar a unanimidade plena do júri, o vinho Almares Branco 2017 do produtor Caves da Cerca produzido na região de Vinhos Verdes mereceu a máxima distinção outorgada pelos Prémios VinDuero-VinDouro: o Grande Arribe Ouro.

Almares és um vinho branco com sabor exuberante e complexo, com aromas predominantes a frutas tropicais e com algumas notas florais. Este vinho é produzido com uvas brancas da variedade Alvarinho cultivadas na região de Amarante.

Na edição dos Prémios Vinduero Vindouro em Feminino, o melhor vinho segundo a apreciação das mulheres que compõem o Comité de Prova é o vinho generoso Justino’s Madeira Colheita 1998. Um vinho produzido na DOC Madeira pelo produtor Justino’s Madeira Wines.

Pode dizer-se que as provadoras se renderam a um vinho quase perfeito, prova disso foram os 99,73 pontos que lhe foram atribuídos, ficando a centésimas dos tão difíceis de conseguir 100 pontos.

Este vinho, obtido com uvas da casta Tinta Negra, possui uma atrativa e brilhante cor âmbar escuro médio. Quanto aos aromas, são elegantes, agradáveis e complexos com notas de melaço, creme brulée e noz. Rico em boca com notas de bolo de frutas secas, laranja cristalizada e caramelos de frutas.

Depois de XVII edições, V em Feminino, os Prémios VinDuero-VinDouro consolidam-se entre os grandes certames internacionais, convertendo-se, pelo rigor e qualidade, numa referência para conhecer, ano após ano, os melhores vinhos de Espanha e Portugal.

Apesar das dificuldades originadas pela crise sanitária, os prémios mantiveram as suas taxas de inscrição em relação ao ano 2020. No total, o júri composto por mais de 80 provadores e provadoras de prestígio internacional, avaliaram mais de 900 vinhos, distribuídos em onze categorias: espumantes e cavas, vinhos brancos sem envelhecimento, vinhos brancos com envelhecimento, vinhos rosés, vinhos tintos sem envelhecimento, vinhos tintos com envelhecimento até 6 meses, vinhos tintos com envelhecimento entre 6 e 14 meses, vinhos tintos com envelhecimento superior a 14 meses, vinhos generosos, vinhos de autor e vermutes.

No seguinte link podeconsultar a lista oficial do palmarés com os melhores vinhos de Espanha e Portugal.