Gastronomia Restaurante

Cais ao Mar celebra ‘Dia da Ostra’ com oferta especial

A marisqueira Cais ao Mar, no Algarve, preparou uma surpresa para comemorar o ‘Dia da Ostra’.

Na quinta-feira, dia 5 de agosto, assinala-se o ‘Dia da Ostra’ e a pensar nisso e porque este é um dos produtos estrela da marisqueira algarvia, o Cais ao Mar celebra-a com uma oferta especial: na compra de uma tábua de dez ostras é-lhe oferecida uma garrafa de ‘Esteira branco’, um DOC Douro bastante fresco e salivante, que vai harmonizar na perfeição com esta iguaria e com os mariscos que eleger para prosseguir a refeição.

No Algarve, a marisqueira e cervejaria Cais ao Mar reabriu no início de junho, com nova morada.

Cais ao Mar - Vinho Esteira branco e ostras
Cais ao Mar – Vinho Esteira branco e ostras

Em Albufeira, está agora no número 27 da Rua Almeida Garrett, uma zona mais sossegada, de fácil acesso e estacionamento, e onde outrora foi famosa a marisqueira Delícias do Mar, inaugurada em 1987 e ex-libris destas lides durante mais de 20 anos. Não foi, por isso, ao acaso que o empresário e chefe mariscador César Lourenço elegeu este como local para esta nova partida, pós desaires provocados pela pandemia em 2020, ano em que viu o seu negócio parar.

Com 90 lugares, distribuídos por duas zonas exteriores e uma sala, e a funcionar de terça-feira a domingo, das 17h00 às 22h30, para jantares e em regime de take away, o Cais ao Mar Algarve tem uma vasta oferta de mariscos, que em comum têm uma confeção o mais natural possível, sem truques, nem artimanhas.

Da carta fazem parte entradas, sopa, carnes, peixes, mariscos e sobremesas.

Cais ao Mar celebra ‘Dia da Ostra’ com oferta especial
Cais ao Mar celebra ‘Dia da Ostra’ com oferta especial

No que toca aos mariscos, destaque para as tábuas, intituladas de ‘Ondas de Marisco’ – em vários tamanhos, em função do número de pessoas: ‘Super Nova’ (2/3), ‘Super Nova Elite’ (4/5) e ‘Super Mega Elite’ (8/9) –; para a diversidade de camarão, na origem, tamanho e modo de confeção; sapateira e santola; lagosta e lavagante; ostras; percebes e outros tantos. Nota para os arrozes, de marisco, de lavagante ou de lagosta, assim como a cataplana de marisco.

Há quatro opções de peixe – ‘prego de atum no caco’, ‘bife de atum’, ‘pica-pau de atum’ e ‘hambúrguer de peixe’ – e de carne – ‘prego do lombo’, ‘bife do lombo grelhado’, ‘bife Cais ao Mar’ e ‘pica-pau do lombo’.

Voltando ao início, há queijo seco e presunto pata negra 5 Jotas para começar e, para terminar, nas sobremesas, ‘Bolo de Chocolate’ e ‘Cais Final’, que inclui uma seleção de doces, entre eles alguns típicos do Algarve.

César Lourenço é o proprietário e o chefe mariscador do Cais ao Mar Algarve.

Marisqueira Cais ao Mar -  César Lourenço e equipa
Marisqueira Cais ao Mar – César Lourenço e equipa

Há uma mão cheia de ano, foi na arte de trabalhar o marisco que encontrou a sua grande paixão, dedicando-se a ela de alma e coração. Começou por dar uma ajuda na marisqueira Pesqueiro 25, em São Martinho do Porto, e rapidamente percebeu que seria esse o seu caminho, abrindo, um ano depois, o Pesqueiro 25 em Lisboa, já como sócio.

Seguiu-se uma sociedade a dois no Cais ao Mar, em Lisboa, e, em 2019, a abertura do Cais ao Mar, no Algarve. César Lourenço tem agora uma visão mais abrangente deste negócio, com experiência marisqueira de fio a pavio: do mar à mesa. Uma confiança que o levou a abrir este “novo” Cais ao Mar a solo, em dias tão complexos como os de hoje.

A sua experiência acumulada fá-lo acreditar a 100% neste projeto, que é mais do que isso, é um sonho tornado realidade. César está apostado em colocar o seu Cais ao Mar, em Albufeira, na rota das melhores marisqueiras do país.