design douro Lançamentos vinho do porto

“Tails of the Unexpected” – Os novos Portos da Cockburn’s

Ao celebrar a criatividade e a espontaneidade, novidades da marca querem alcançar uma nova geração de consumidores de vinho do Porto.

Ruby Soho”, “Tawny Eyes”, “White Heigts”. São estes os três mais recentes “inesperáveis” da marca Cockburn’s, uma das casas líder do setor do vinho do Porto, detida pela Symington Family Estates.

Reconhecida ao longo da história por decisões arrojadas e inesperadas – como o facto de ter sido uma das primeiras casas a plantar vinhas no remoto Douro Superior, ter desempenhado um papel central na recuperação da incontornável casta Touriga Nacional, ou ter ainda uma longa tradição de produzir Portos Vintage nos anos mais inesperados e desafiadores – a marca lança os “Tails of the Unexpected”, três vinhos inspirados no passado, mas que também expandem os limites da produção de vinho do Porto.

Os vinhos estão disponíveis para compra a partir de hoje na página da Cockburn’s (Cockburns.com/tails).

Tails of the Unexpected" - Os novos Portos da Cockburn's
“Tails of the Unexpected” – Os novos Portos da Cockburn’s

O conceito dos “Tails of the Unexpected” pretende celebrar a espontaneidade e a criatividade, procurando atrair uma geração de novos consumidores de vinho do Porto. Com um packaging irreverente e também ele inesperado, cada vinho apresenta um mundo dinâmico de ilustrações no rótulo, dando vida às influências, origens e histórias que inspiraram cada um dos lotes agora lançados: do lendário enólogo da Cockburn’s, John Smithes, aos icónicos elétricos da cidade do Porto e ainda uma bailarina de burlesco do bairro do Soho, em Londres. As próprias garrafas têm o formato de um “mixer” de cocktails e são produzidas a partir de vidro 100 por cento reciclado.

Os três inesperáveis

Inspirado no icónico vinho do Porto com limão, o “Ruby Soho” é um Porto rubi premium, que resulta na utilização de uvas que são normalmente canalizadas para a produção dos Portos Vintage da Cockburn’s. É engarrafado muito jovem de forma a preservar o seu carácter de fruta vermelha madura, com uma acidez bem recortada. O cocktail de assinatura deste vinho, o The Port & Lemon, aproveita a frescura do vinho para proporcionar um sabor equilibrado e frutado.

Já o “Tawny Eyes” é um Porto tawny expressivo e vibrante, envelhecido em casco. Proveniente dos melhores cascos, normalmente destinados a um envelhecimento de longo prazo, é engarrafado após alguns anos de estágio em cascos de carvalho para atingir um equilíbrio entre a madeira e a fruta. O cocktail pensado para este vinho, o Tawny & Ginger, evidencia as suas notas de mel e nozes numa bebida elegante.

Proveniente de uma pequena seleção de vinhedos de altitude, “White Heights” é um Porto branco fragrante, meio seco, caracterizado por notável expressão e frescura proporcionada pela acidez. Os sabores de frutas tropicais no vinho e leves notas de madressilva criam um Porto Branco & Tónico notavelmente aromático, sendo também delicioso servido simples.

Estamos entusiasmados em partilhar este novo projeto com o mundo. Acreditamos que os vinhos, os lotes e as embalagens representam uma inovação estimulante para o setor do vinho do Porto. Além disso, este é o nosso primeiro lançamento direto ao consumidor e, durante o verão e o outono, queremos envolver a comunidade de consumidores aventureiros de vinho do Porto com este novo conceito, em Portugal e no Reino Unido. Para festejar o lançamento do Tails of the Unexpected, estamos a acolher um concurso de Street Art no Porto, para decorar os belos elétricos antigos com ilustrações e a dar uma série de concertos reservados em bares de toda a cidade. No Reino Unido (o mercado nº 1 da marca), vamos aparecer nas cidades costeiras de Brighton e Falmouth para dar aos turistas a oportunidade de estar entre as primeiras pessoas a experimentar estes novos Portos – e desfrutar dos cocktails exclusivos que desenvolvemos com a ajuda de alguns dos melhores mixologistas do Porto e de Londres”, explica Rob Symington, produtor de quinta geração da família.

Lançados numa série restrita, os vinhos Tails of the Unexpected foram produzidos em pequenas quantidades, estando inicialmente disponíveis apenas em Portugal e no Reino Unido através de uma loja online no site da Cockburn’s e em clientes On Trade (canal Horeca) selecionados no Reino Unido e Travel Retail.

Vídeo Tails of the Unexpected: