Eventos lifestyle

Amar Beber e Comer em Porto Santo

As iniciativas ABC vão de encontro àquilo que já é o “novo normal”: comer e beber em saudável convívio, e amar o melhor da vida em total segurança.
Amar Beber Comer - edição anterior
Amar Beber Comer – edição anterior

Onde há Fumo…… há Fogo. E há, certamente, mais uma edição de Amar Beber Comer. Desta vez, o cenário é a Ilha Dourada – Porto Santo – que vai ficar ainda mais golden com as surpresas preparadas pela equipa ABC com os ingredientes habituais: sabores locais, lume aceso e um local de cortar a respiração.

Dia 7 de agosto. É o dia a assinalar na agenda. Chegue por mar ou por ar, mas vá. Ir até às areias únicas de Porto Santo em agosto é sempre um bom programa – que os madeirenses conhecem bem.

Amar Beber Comer - edição anterior
Amar Beber Comer – edição anterior

Saber que é também o local escolhido para a quarta edição ABC é mais um motivo de peso para uma (re)visita. O spot específico… será revelado a seu tempo, como sempre.

Este quarto evento segue-se a três edições de sucesso cuja lotação esgotou rapidamente, todas elas realizadas em locais icónicos da ilha da Madeira. A última teve lugar no rooftop do incrível hotel The Vine numa noite quente de verão e com a baía do Funchal aos pés de quem fez questão de ser surpreendido por sabores locais, cozinhados em lume brando com um toque de requinte pelo chef Thomas Faudry que preparou um menu no qual se destacou uma entrada que uniu o peixe-espada, o gaiado e o polvo e, como prato principal, uma açorda de peixe da nossa costa.

Açorda de peixe
Açorda de peixe

E, enquanto estes pratos desfilavam na mesa, a passerelle do rooftop ficava ainda glamorosa com a presença de uma performance de burlesco que transformou esta edição do ABC num verdadeiro show.

Amar Beber Comer – edição anterior

Mais um primeiro sábado do mês, mais um evento ABC. Dia 7 de agosto. O quarto da programação e o primeiro fora da ilha da Madeira com o apoio da Porto Santo Line, Grupo Sousa e Câmara Municipal do Porto Santo. Um dia para pôr ao lume mais um conjunto de momentos surpreendentes, para consumir sem moderação.  

O projeto ABC conta com o apoio e colaboração da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Associação de Promoção da Madeira, João Portugal Ramos e Vista Alegre.

Sobre o ABC
O moodboard das experiências ABC é simples: desafiar chefs habituados a trabalhar com sousvides e abatedores de temperatura a preparar uma refeição 100% portuguesa num simples fogão de campanha ou numa panela de ferro. Lume e pouco mais. Este é o ponto de partida para uma aventura que não se encerra na gastronomia. As próximas paragens estão pensadas e podem ser tão distintas como almoços de tacho ou vínicos (ou ambos) em quintas e spots lendários, no palco emblemático de espaços culturais, no mar e no prado ou à descoberta da cozinha de memória no crepitar suave da lenha que estala no braseiro.

No melhor pano cai a ideia e não faltam planos para dar a conhecer iguarias, relembrar memórias e saberes locais, mixar as tradições madeirenses com as melhores técnicas internacionais. As iniciativas ABC vão de encontro àquilo que já é o “novo normal”: comer e beber em saudável convívio, e amar o melhor da vida em total segurança.

Sobre os Autores

Fábio Abreu é empresário e especialista em experiências culturais na Wanderlust Madeira. No seu percurso trabalhou com o chef Ljubomir Stanisic em espaços emblemáticos como o 100 Maneiras e Six Senses, no Pestana Terreiro do Paço em Lisboa e a nível internacional no Noma e Amass na Dinamarca.

Nuno Nobre é consultor e gestor de negócios de gastronomia e turismo na Nuno Nobre Consultoria. É criador e promotor de projetos como o Festival internacional do Ouriço-do-mar na Ericeira, Acepipe, Faina Experiences, À Mesa com as Aldeias do Xisto, Endògenos ou Legado da Madeira. A nível internacional, colabora com a Organização Mundial de Turismo (ONU), Ministério de Turismo do Brasil, Promperu Gastronomia do Perú, entre outras.