douro enoturismo lifestyle

“Um dia bem passado” com provas, passeios nas vinhas e gastronomia

Quinta do Bomfim, no Pinhão, convida visitantes a descobrir os vinhos e terroir do Douro, em profunda comunhão com a paisagem.

A Quinta do Bomfim, propriedade da família Symington, localizada no Pinhão, convida a “um dia bem passado”, seja para os apreciadores dos vinhos do Douro ou para os que querem ficar a conhecer mais sobre os vinhos DOC e do Porto ali produzidos.

Com um roteiro repleto de diferentes propostas pensadas para toda a família, o Centro de Enoturismo desafia os seus visitantes a fazer provas, passeios nas vinhas, piqueniques, ou ainda a degustar uma refeição confecionada pelo chef com estrela Michelin Pedro Lemos, no restaurante Casa dos Ecos.

Após a chegada à Quinta do Bomfim, o roteiro poderá começar com a visita guiada ao museu, adega e ainda ao antigo armazém construído em 1896.

Quinta do Bomfim
Quinta do Bomfim

Estes espaços dão a conhecer a história da propriedade e da família Symington, que está presente no Bomfim há já cinco gerações, bem como dos vinhos que são ali produzidos. No final, os visitantes têm a oportunidade de realizar uma prova, que poderá ser de vinhos do Porto (a partir dos 17 euros) ou de DOC Douro (22 euros). Para as visitas que são feitas em família, há atividades pensadas para os mais pequenos, que incluem passatempos e oferta de sumo de uva.

Para o almoço, a proposta passa por fazer um piquenique no terraço da Quinta do Bomfim com vista para o rio Douro.

Quinta do Bomfim - "Um dia bem passado" com provas, passeios nas vinhas e gastronomia
Quinta do Bomfim – “Um dia bem passado” com provas, passeios nas vinhas e gastronomia

O menu, que tem assinatura do Chef Pedro Lemos, conta com iguarias como sopa fria de tomate coração de boi, carapau de escabeche, empada de galinha ou queijadas de alfazema. Os petiscos, entregues numa cesta típica de piquenique, são acompanhados por uma garrafa de Altano Branco (por cada duas pessoas) e ainda de um cálice de Porto Dow’s 10 anos ou LBV. Os piqueniques estão disponíveis pelo valor de 35 euros por pessoa e devem ser reservados com 24 horas de antecedência.

Depois do repasto, os visitantes podem continuar no terraço, em comunhão com a paisagem duriense, enquanto desfrutam, por exemplo, de um Porto Tónico com amêndoas torradas, ou embarcar na próxima “aventura”.

As vinhas, de onde provêm as uvas que dão origem a alguns dos vinhos da Symington, são o local ideal para aprofundar os conhecimentos sobre as características do terroir do Vale do Douro (solo, clima, orografia, entre outros aspetos). Os passeios variam entre 15 e 90 minutos, mediante o grau de dificuldade, e os três trilhos pedonais existentes dão ainda a conhecer a coleção de castas, um projeto de investigação que visa salvaguardar a diversidade genética das castas do Douro, assim como estudar o seu potencial vitícola e enológico. A experiência tem o custo de cinco euros, sendo oferecido um mapa, um cantil de água e um chapéu de palha.

O dia poderá terminar à mesa do restaurante pop-up Casa dos Ecos.

Chef Pedro Lemos
Chef Pedro Lemos

O espaço, que foi inaugurado em 2020 e esteve em funcionamento durante quatro meses, está de regresso para uma segunda “temporada”, novamente com a assinatura do Chef Pedro Lemos e em parceria com a família Symington.

No menu destaca-se a gastronomia tradicional, confecionada com produtos locais, como a sopa de lavrador, o arroz de pato no tradicional fogão de lenha, os milhos ou o cabrito.

Restaurante pop-up Casa dos Ecos
Restaurante pop-up Casa dos Ecos

Como não poderia deixar de ser, a carta é casada com vinhos DOC Douro e do Porto do portefólio Symington.

Este ano, o espaço apresenta novidades com o “Programa da Liberdade”, entre as quais se destaca, por exemplo, a oportunidade única de degustar o Dow’s Porto Vintage Quinta do Bomfim 2019, um vinho produzido com uvas da Quinta do Bomfim, que está também exclusivamente à venda na loja do Bomfim. 

O restaurante Casa dos Ecos está aberto de terça-feira a sábado, das 12h30 às 20h30, e ao domingo, das 12h30 às 16h00. Recomenda-se a reserva antecipada de mesa, através do endereço www.casa-dos-ecos.com/

Já as restantes atividades, cuja pré-reserva é obrigatória, podem ser agendadas através de contacto telefónico (351 254 730 370), e-mail (quintadobomfim@symington.com) ou site www.symington.com.