douro vinho do porto vinhos

Quinta do Noval – Uma casa histórica do Douro

Uma visita à Quinta do Noval reveste-se sempre de uma certa magia, que nos transporta pela história do Vinho do Porto e do Douro. As paisagens e os vinhos produzidos de forma meticulosa, fazem deste produtor uma referência incontornável no panorama vínico português.
Quinta do Noval
Quinta do Noval – Axa Millesimes – @ Serge Chapuis

Estivemos na Quinta do Noval, onde ano após ano, além de sermos recebidos de forma “principesca”, testemunhamos a qualidade e evolução dos vinhos do Porto, mas igualmente dos vinhos de mesa do Douro, que esta casa histórica produz.

A Quinta do Noval ganhou reputação com a declaração do 1931 Quinta do Noval Porto Vintage e o 1931 Quinta do Noval Nacional Porto Vintage, que são provavelmente os Vinhos do Porto que mais sensação causaram durante o século XX.

Quinta do Noval - Axa Millesimes
Quinta do Noval – Axa Millesimes – @ Serge Chapuis

Nesse ano, devido à recessão mundial e à enorme produção e distribuição do Vintage de 1927, a maioria dos produtores não declararam Vintage. O sucesso obtido estabeleceu a Quinta do Noval entre os grandes nomes do vinho do Porto Vintage no mercado Inglês e norte-americano, uma posição de liderança em termos de reputação, que ainda hoje mantém. A Quinta do Noval faz parte do grupo vinícola internacional AXA Millésimes desde 1993.

A Quinta do Noval beneficia de uma localização privilegiada, no coração do Douro. A vinha de 145 hectares, totalmente classificada com letra A, está plantada com as castas mais nobres do Douro: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Sousão. As parcelas da vinha possuem uma diversidade geográfica rica.

Estas características conferem aos vinhos diferentes nuances conforme a sua parcela de origem. Da fusão dessas nuances nasce a magia dos vinhos da Quinta do Noval.

Quinta do Noval - Axa Millesimes
Quinta do Noval – Axa Millesimes – @ Serge Chapuis

Tivemos a oportunidade de provar vários vinhos, com a apresentação e condução de Christian Seely, Diretor Geral, Carlos Agrelo, Diretor Técnico, com o apoio de Ana Carvalho, Brand Ambassador AXA Millésimes e ainda Patrícia Bastos, Responsável Recetivo Quinta do Noval.

Quinta do Noval - Axa Millesimes - @ Serge Chapuis -  Quinta do Noval Vintage 2019, Quinta do Passadouro Vintage 2019 e Quinta do Noval Vintage Nacional 2019.
Quinta do Noval – Axa Millesimes – @ Serge Chapuis – Quinta do Noval Vintage 2019, Quinta do Passadouro Vintage 2019 e Quinta do Noval Vintage Nacional 2019

Dos vinhos provados destacamos os inevitáveis Porto vintage, Quinta da Romaneira Vintage 2019, Quinta do  Passadouro Vintage 2019, Quinta do Noval Vintage 2019 e o cabeça de cartaz Quinta do Noval Nacional Vintage 2019. Posteriormente, e a acompanhar a refeição, provámos ainda outros vinhos de grande prestígio, como o Quinta do Noval Nacional Vintage 2011, e vários vinhos de mesa do Douro.

Quinta da Romaneira Vintage 2019
Quinta da Romaneira Vintage 2019

Este Quinta da Romaneira Vintage 2019 é sedutor, encantador e muito expressivo, com grande profundidade e potencial de guarda. Cor rubi-púrpura escura profunda com intensa personalidade aromática, especiarias, frutos do bosque, violeta. Grande elegância, sabores a fruta pura, taninos carnudos aveludados, potente e com um final muito longo.

Quinta do Passadouro Vintage 2019 é o primeiro vinificado pela equipa da Quinta do Noval, no seguimento da aquisição desta bonita propriedade no verão de 2019. Com uma qualidade que não deixa dúvidas, mostra muita personalidade e reflete o seu terroir. Apesar de o Passadouro ser vizinho das vinhas da Quinta do Noval no Pinhão e no Roncão, e de ter uma qualidade e caráter reconhecida, também tem nuances diferentes  que são distintas em cada parcela no Douro.

Quinta do Noval Nacional Vintage 2019
Quinta do Noval Nacional Vintage 2019

Quinta do Noval Vintage 2019 tem um estilo Noval clássico e puro. Vinhos selecionados dos 145 hectares para este Vintage. Foram selecionados para fazer o lote final vinhos de 13 parcelas diferentes, maioritariamente do vale do Pinhão, mas também do vale do Roncão, e de vinhas com vista para o rio Douro. Perfeitamente harmonioso e elegante, encantador, concentrado e delicado, este é um grande Quinta do Noval, que representa a tradição desta casa. 

Quinta do Noval Nacional Vintage 2019
Quinta do Noval Nacional Vintage 2019

Quinta do Noval Nacional Vintage 2019, revela grandeza e profundidade merecedoras do nome Nacional. Produzido na pequena parcela  virada a noroeste com vinhas de pé-franco plantadas em socalcos no coração da Quinta, o Nacional, que é um field  blend de várias castas tradicionais do Douro, foi vindimado como é habitual em apenas um dia, a 9 de outubro, e vinificado com pisa a pé num lagar pequeno.

Poderoso, estruturado e persistente, o Nacional é simultaneamente fresco e elegante. Muito complexo e profundo, este é um grande Nacional.  

Tivemos ainda o privilégio de provar os vinhos brancos produzidos pela Quinta do Noval, incluindo os vinhos da Quinta da Romaneira.

Deste modo, Cedro do Noval Branco 2020, Romaneira Reserva Branco 2020, Romaneira Gouveio 2020 e ainda o inédito e ainda não lançado, Romaneira Semillon 2020, fizeram as nossas delícias, num ambiente de cortar a respiração, em mais um dia memorável.

Uma ode ao vinho do Porto e ao Douro!