Alentejo Lançamentos vinhos

Symington lança novo Rosé da Quinta da Fonte Souto

Produzido a partir de uvas da casta Aragonez, este vinho é o resultado de uma vinificação cuidada de intervenção mínima.

A Symington Family Estates acaba de lançar o primeiro vinho rosé da sua história. Produzido a partir de uvas da casta Aragonez provenientes da vindima de 2020 da Quinta da Fonte Souto, o vinho apresenta um notável aroma floral com apontamentos de fruta vermelha fresca e um paladar onde é evidente o equilíbrio entre a brilhante acidez e a textura ampla e complexa.

Quinta da Fonte Souto Rosé 2020
Quinta da Fonte Souto Rosé 2020

José Daniel Soares, enólogo residente da Quinta da Fonte Souto, acrescenta que “este é um vinho que materializa a expressão mais pura e fresca das nossas uvas e da nossa serra. Um vinho que surgiu de um ensaio, algo que fizemos para nós, mas que não resistimos em partilhar. Elegante, subtil e muito vivo”.

O conhecimento adquirido desde a aquisição da propriedade, aliado ao inegável potencial qualitativo das vinhas da Quinta da Fonte Souto, levou a que a decisão de produzir e engarrafar este lote experimental de vindima fosse óbvia.

A Quinta, localizada em Portalegre, é o primeiro projeto da família Symington fora da região demarcada do Douro. Adquirida em 2017 – e com o lançamento das primeiras colheitas em 2019 –, a propriedade tem desde então cimentado um reconhecido perfil de autenticidade e excelência nos seus vinhos, representativos do enorme potencial da região de Portalegre.

Nestes dois últimos anos que se seguiram à apresentação da Quinta da Fonte Souto, o principal foco da família Symington tem sido o de continuamente aumentar a compreensão do terroir único da propriedade, com o objetivo de produzir vinhos que representem uma interpretação fiel das características que o seu local de proveniência lhes confere.

Dominic Symington, membro da quarta geração da família, comenta: “Desde que começámos o projeto da Quinta da Fonte Souto, foi sempre um sonho meu desafiar o meu primo Charles a produzir um vinho Rosé. Quando lançámos as primeiras colheitas da Quinta da Fonte Souto e me apercebi da frescura e elegância que aqueles vinhos tinham, a criação deste rosé seria naturalmente o próximo passo a dar”.

Dado que a produção desta primeira colheita está limitada a aproximadamente 1.500 garradas, o Quinta da Fonte Souto Rosé poderá ser encontrado em garrafeiras e outros locais selecionados e nos Centros de Visita Symington (Graham’s e Quinta do Bonfim).

Quem se deslocar até Portalegre terá também a oportunidade de provar e adquirir este vinho diretamente na propriedade após a inauguração da loja e da sala de provas da Quinta da Fonte Souto, programada para o mês de agosto.