dão Lançamentos vinhos

Vinhos da Caminhos Cruzados corporizam o “Novo Dão”

A nova gama de vinhos do produtor do Dão, representa o amadurecimento da marca Caminhos Cruzados, vincando de forma clara a sua identidade, em cada garrafa.

Caminhos Cruzados apresenta seis novos com a chancela da casa, aliando uma vez mais o saber acumulado ao longo de gerações, com as mais modernas técnicas de vinificação, para produzir vinhos de grande qualidade sob o signo do “Novo ”.

Sob a marca Caminhos Cruzados nascem os nossos maiores desafios criativos. É o nome da casa que salta para a garrafa, garantindo que todos os vinhos com este cunho surgem para nos levar a um novo Dão, reinventado a cada garrafa”, considera a diretora-geral Lígia Santos.

Cada vez que dois caminhos se cruzam, algo de fantástico pode acontecer. Quando cruzamos saberes de gerações com novas ideias e interpretações, nascem grandes sonhos, surgem projetos disruptivos e criam-se vinhos únicos”, sustenta.

Esta nova gama é o resultado de anos de amadurecimento da relação de grande proximidade com a terra, as castas e a identidade própria dos beirões.

Saber quem somos, de onde vimos e onde queremos chegar é um dos maiores desafios que enfrentamos, e foi nesta gama que encontrámos a resposta. Aqui revelamo-nos sem pudor, pondo a nu a nossa origem”, salienta Lígia Santos.

Nos vinhos Caminhos Cruzados encontra-se o Dão. As castas que há décadas criaram raízes na região, abrindo caminho nos solos, e moldando o perfil dos vinhos. A composição dos lotes é feita nas vinhas, que conhecemos de cor e que acompanhamos de perto. Com uma personalidade muito própria, cada talhão exprime a sua verdade e foram precisos vários anos para que soubéssemos entender o que cada videira nos dizia. Já na , a intervenção cuidada, criteriosa e competente da equipa de enologia dá o seu melhor para que os vinhos cumpram o seu destino de excelência.

Elegância, complexidade e terroir são características transversais a toda a gama Caminhos Cruzados.

Caminhos Cruzados Tinto 2018
Caminhos Cruzados Tinto 2018

Caminhos Cruzados Tinto 2018 | Dão D.O.P é produzido a partir das Castas Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto, Tinta Roriz e Jaen, a vindima das diferentes castas é feita no estado de maturação considerada ideal para cada uma das que compõem este lote. As uvas são colhidas e selecionadas manualmente e após o desengace e esmagamento, é efetuada a vinificação em cubas inox a temperatura controlada, com maceração adequada às suas características.

Após a fermentação maloláctica, parte dos vinhos obtidos de Touriga Nacional e Alfrocheiro Preto estagiaram em barricas de carvalho francês de diferentes idades, e o restante em cubas de inox. Uma mistura de castas de muita personalidade típicas da região do Dão, que dão origem a um vinho de aromas fresco e com fruto, onde um ligeiro estágio de parte dos vinhos que compõem o lote em barricas de carvalho francês veio acrescentar corpo, presença e complexidade, sem comprometer a tradicional elegância e suavidade que são apanágio dos tintos desta região. Deve ser servido a uma temperatura entre os 16 a 18ºC. PVP 10,50 euros.

Caminhos Cruzados Branco 2020
Caminhos Cruzados Branco 2020

Quanto ao Caminhos Cruzados Branco 2020 | Dão D.O.P. é produzido a partir das castas Encruzado, Cerceal-Branco e Malvasia-fina. Após desengace e esmagamento, as massas daí resultantes foram enviadas para uma prensa pneumática onde se fez a separação do mosto das películas, sendo o mosto sujeito a decantação estática a baixa temperatura durante 48 horas, para clarificação. Fermentaram em cubas inox a temperatura controlada, parte do lote do Encruzado estagiou cerca de 6 meses em barricas de carvalho francês, novas e usadas. Um lote de três castas brancas do Dão, onde se pretende conjugar as diferentes características das castas que o compõem de modo a atingir um equilíbrio e harmonia, bem como uma aptidão gastronómica que caracterizam os bons vinhos brancos desta região. Em poucas palavras: elegantes, frescos e vibrantes! Ao estagiar parte do lote de Encruzado em barricas de carvalho francês, pretendeu-se reforçar a sua complexidade, bem como o seu volume e estrutura. Deve ser servido a uma temperatura entre os 8 a 10ºC. PVP 10,50 euros.

Caminhos Cruzados Rosé 2020
Caminhos Cruzados Rosé 2020

O Caminhos Cruzados Rosé 2020 | Dão D.O.P é elaborado a partir de uvas das castas Touriga Nacional e Alfrocheiro Preto desengaçadas e sujeitas a suave prensagem direta em prensa pneumática, de modo a extrair pouca cor, seguido de decantação a frio do mosto obtido. Fermentação alcoólica a temperatura controlada para cerca de 16º C. em cubas inox. Cerca de 20% do lote estagiou 6 meses em barricas de carvalho francês usadas. Um vinho com cor salmão claro e aroma de frutos vermelhos, ligeiro tropical e um toque de mineralidade. A boca é viva e fresca, com excelente volume equilibrado pela acidez, e final fino e persistente com enorme potencial gastronómico. Deve ser servido a uma temperatura entre os 8 a 10ºC. PVP 10, 50 euros.

Caminhos Cruzados Reserva Branco 2017
Caminhos Cruzados  Reserva Branco 2017

O Caminhos Cruzados Reserva Branco 2017 | Dão D.O.P. nasce a partir das uvas Encruzado (maioritária), Gouveio e Bical, a vinificação foi efetuada separadamente para as diferentes castas. Após desengace e esmagamento, as massas daí resultantes foram enviadas para uma prensa pneumática onde se fez a separação do mosto das películas, sendo o mosto sujeito a decantação estática a baixa temperatura durante 48 horas para clarificação. Fermentou em cubas inox a temperatura controlada e estagiou cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês, novas (80%) e usadas (20%). Um lote de três castas brancas do Dão, cada uma com a sua personalidade! O Encruzado, maioritário, confere volume e complexidade, bem como a frescura associada à sua componente aromática mais vegetal, enquanto o Gouveio reforça esta frescura e contribui decididamente para harmonizar o fi nal de boca, e a sua persistência. O Bical como que une todos estes atributos, reforçando desta forma a grande delicadeza do conjunto, onde as notas subtis da madeira de carvalho onde estagiou se apresentam muito bem integradas. Deve ser servido a uma temperatura entre os 10 a 12ºC. PVP 18, 50 euros.

Caminhos Cruzados Reserva Tinto 2017
Caminhos Cruzados Reserva Tinto 2017

No que respeita ao Caminhos Cruzados Reserva Tinto 2017| Dão D.O.P, este é produzido a partir de uvas Touriga Nacional e Alfrocheiro Preto. Após o desengace e esmagamento, as diferentes castas são vinificadas individualmente em cubas de inox com temperatura controlada, sendo a maceração a considerada adequada às suas características. Após a fermentação maloláctica parte do lote estagiou em barricas de carvalho francês, cerca de 20 meses, e o restante em cubas de inox. Um lote de duas castas emblemáticas do Dão, numa combinação clássica onde a Touriga Nacional revela todo o seu potencial, com as suas componentes suavemente florais e de frutos, e a sua estrutura exuberante e densa na boca, refrescada pela fluidez e delicadeza do Alfrocheiro. Um conjunto em que as notas de madeira de carvalho francês onde o estagiou se apresentam muito bem integradas. Deve ser servido a uma temperatura entre os 16 a 18ºC. PVP 18, 50 euros.

Caminhos Cruzados Reserva Encruzado 2019
Caminhos Cruzados Reserva Encruzado 2019

Por fim, o Caminhos Cruzados Reserva Encruzado 2019 | Dão D.O.P. | Branco, um monovarietal da casta Encruzado. Fermentou em cubas de inox a temperatura controlada, estagiou cerca de 12 meses em barricas de carvalho francês e as notas de prova apontam para volume, frescura e mineralidade, a que se junta uma enorme vocação gastronómica, atributo da casta Encruzado. Deve ser servido a uma temperatura entre os 10 a 12ºC. PVP 25,00 euros.

Avatar

Apaixonado por Comunicação e Marketing, com formação superior nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, e especializações em Marketing de Vinhos, Marketing Digital, Social Media e Turismo. Qualificação em Vinhos WSET® (Wine & Spirit Education Trust).