ambiente clima sustentabilidade

Mitigar as Alterações Climáticas ao longo da Cadeia de Valor do Vinho

A próxima Climate Talk do Porto Protocol, ocorrerá dia 2 de julho às 9:30.

A próxima Climate Talk é uma iniciativa do Dr. Richard Smart, Viticultor e Consultor Internacional de renome, que desafiou o Porto Protocol a organizar um debate apenas sobre mitigação (vs adaptação), sobre a redução da pegada de carbono do setor da uva e do vinho.

Nas suas próprias palavras, “a mitigação é mais uma decisão ética do que económica, e o enfoque na mesma vem no sentido de evitar as causas da crise climática, de modo que esta não aconteça”. Segundo o próprio “é uma decisão que uma indústria pode tomar para ajudar a garantir o seu futuro, com o mesmo espírito com que esta decisão está a ser tomada por países e estados, comunidades e famílias”.

Mitigar as Alterações Climáticas ao longo da Cadeia de Valor do Vinho
Mitigar as Alterações Climáticas ao longo da Cadeia de Valor do Vinho

Esta sessão será a primeira “Research Edition” das Climate Talks by Porto Protocol, com um formato ligeiramente diferente do habitual: haverá uma série de apresentações, cada uma focada em diferentes temas de investigação, ora do foro científico, ora de mercado, sobre diferentes componentes subjacentes à decisão de mitigar:

Kieran Hirlam apresentará análises de ciclo de vida (LCA) e a impressão da pegada de carbono, para demonstrar que a garrafa de vidro de 750 ml é um componente importante da pegada de carbono do setor.

Heena Panchasara descreverá como a pirólise permite que a indústria converta os fluxos de resíduos de vinhedos e vinícolas em energia.

Richard Halstead apresentará como a garrafa de vidro pode ser substituída por embalagens alternativas e como os consumidores de vinho podem reagir.

Às três apresentações segue-se um debate moderado por Tiago Alves de Sousa, Produtor e Professor Universitário, que fará a ponte entre as conclusões resultantes da investigação de cada convidado e a sua adaptação ao dia a dia da fileira da vinha e do vinho.

Esta Climate Talk tem ainda a particularidade de vir a ser transmitida em direto numa aula do Mestrado em Enologia e Viticultura da UTAD.

Para aqueles no setor da uva e do vinho que consideram uma resposta à crise climática para além da adaptação, esta conversa digital servirá de incentivo a que contemplem a mitigação!

Dr. Richard Smart – Viticultor e Consultor Internacional da Smart Viticulture

O Dr. Richard Smart detém quatro licenciaturas, B.Sc.Agr (Hons) da Sydney University, M.Sc. (Hons) da Macquarie University, Ph.D da Cornell University USA e D.Sc.Agr, da Stellenbosch University, África do Sul.

A sua carreira como cientista vitícola e consultor estende-se por mais de 50 anos; a sua carreira de investigação envolveu estudos de fisiologia e climatologia da vinha, especialmente os impactos na qualidade do vinho. O Dr. Smart conhece os impactos dos gases com efeito de estufa no clima há mais de 40 anos, tendo inúmeras publicações sobre este tema, alertando organizações nacionais e internacionais para as implicações para o sector do vinho, uma vez que a indústria do vinho é conhecida por ser muito sensível ao clima.

MODERADOR

Tiago Alves de Sousa – Proprietário e Enólogo na Alves de Sousa e Professor convidado de Enologia na UTAD

Nascido numa família com fortes raízes no Douro, Tiago estudou Engenharia Agrónoma e fez o seu Doutoramento em Viticultura e Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Após alguns estágios de vindima e uma passagem no Instituto de Viticultura da Università Cattolica de Piacenza (Itália) junta-se oficialmente à adega da família em 2002. Hoje é responsável pela produção de todos os vinhos do Douro e do Porto da família Alves de Sousa, com um contributo fundamental para o prémio “Produtor do Ano” conquistado em 2006, por mais de 300 medalhas em Concursos Internacionais de Vinhos e por algumas das mais altas classificações de vinhos portugueses nas principais publicações internacionais. A par do seu trabalho na produção de vinho, a sua paixão pela ciência trouxe-o de volta ao mundo académico como Professor no “International Vintage Master” (envolvendo 8 Países) e desde 2020 como Professor Convidado de Enologia na UTAD.

Entre várias outras distinções, em 2020 foi distinguido com o “Prémio Enologia 2020 – Douro + Sustentável” pelo Instituto do Vinho do Porto & Douro.

CONVIDADOS

Kieran Hirlam – Engenheiro de Projetos Sénior nos Serviços Comerciais no Australian Wine Research Institute (AWRI)

Kieran Hirlam é Engenheiro de Projetos Sénior nos Serviços Comerciais do Australian Wine Research Institute (AWRI). Nos últimos 7 anos, focou o seu trabalho na sustentabilidade dos setores de vinho e agricultura. Kieran encontra-se envolvido na análise do ciclo de vida de vinícolas individuais, que se esforçam para se tornarem neutras em carbono, bem como na pegada ambiental, com o objetivo de entender os impactos associados a embalagens alternativas para vários fornecedores.

Kieran tem vindo ainda a aprofundar a compreensão das oportunidades de transformação de resíduos na indústria do vinho, tendo ampliado este conhecimento para outros setores agrícolas e hortícolas.

Heena Panchasara – Professora Titular na Central Queensland University, Australia

A Dra. Heena Panchasara é professora titular na Central Queensland University (Melbourne). Na última década, o seu trabalho tem sido muito focado em encontrar soluções para aplicar novos combustíveis renováveis limpos e desenvolver tecnologia inovadora que possa alavancar o uso de todos os tipos de biocombustíveis, bem como combustíveis derivados de resíduos. A Dr. Panchasara está envolvida na produção e aplicação de resíduos vinícolas derivados de biocombustíveis limpos em geração de energia e motores automotivos.

Atualmente, muito de seu trabalho é concentrado na compreensão da produção de combustível usando a técnica de pirólise e criar caminhos para aplicá-la na transformação de como resíduos da adega e outros resíduos agrícolas podem também ser mobilizados e utilizados no local.

Richard Halstead – Co-Fundador e COO na Wine Intelligence

Richard é cofundador e COO da Wine Intelligence. Ele lidera o desenvolvimento da estratégia da empresa e trabalha em estreita colaboração com clientes multinacionais no desenvolvimento de produtos, branding e route-to-market. O início da sua vida profissional foi passado no jornalismo empresarial, incluindo passagens como redator do Independent on Sunday e do Mail on Sunday. Depois de fazer o seu MBA, Richard entrou no mundo do vinho, quando foi nomeado o primeiro Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Virgin Wines logo após o seu lançamento. Hoje, Richard é requisitado como palestrante, escritor e conferencista, sendo uma presença regular em conferências internacionais. Lecciona no Programa de Mestrado da OIV e no Mestrado em Wine Business na Trieste University.

Richard é um membro certificado da Market Research Society e possui um MBA com distinção pela London Business School. Ele é licenciado pela Brown University.

FORMATO:

Registro: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Ulud7LCOSWavYJHv_i9rOg

Zoom live. Os participantes podem colocar perguntas por chat ou Q&A.

NOTA: Os debates ficarão disponíveis no canal e podcast do YouTube Protocol do Porto.