dão distinção vinhos

Vinha do Contador branco e tinto com classificação superior a 95

O painel internacional de júris que reuniu na quarta-feira, 23 de junho, no Paço dos Cunhas, em Santar, na região do Dão, para provar as novas colheitas de Vinha do Contador, atribuiu a ambas, branco de 2015 e tinto de 2013, pontuações acima dos 95 pontos.

A 19I90 Premium Wines reuniu na quarta-feira, 23 de junho, no Paço dos Cunhas, em Santar, um painel oficial de 17 provadores para segunda edição da Prova Grande Júri, para a classificação independente das duas últimas colheitas do seu vinho de terroirVinha do Contador.

O júri internacional composto por profissionais do vinho, enólogos, sommeliers, jornalistas e críticos, entre outros especialistas, foi unânime na sua crítica, atribuindo à colheita de 2015 de Vinha do Contador Branco uma pontuação de 95,23 e à colheita de 2013 de Vinha do Contador Tinto, 96,31 pontos.

Osvaldo Amado - Enólogo
Osvaldo Amado – Enólogo

Esta é a segunda vez que uma colheita de Vinha do Contador é submetida à apreciação de um júri internacional, sendo a 19I90 Premium Wines o único produtor nacional, até hoje, a submeter um vinho ao escrutínio de um júri independente.

Há três anos realizou-se a primeira edição da prova Grande Júri, que avaliou a colheita de 2011 do Vinha do Contador Tinto, que também recebeu a classificação de “Grande Júri”.

Vinha do Contador branco e tinto com classificação superior a 95
Vinha do Contador branco e tinto com classificação superior a 95

Com a pontuação de 96 atribuída ao Vinha do Contador Tinto 2013 e de 95 para o Vinha do Contador Branco 2015, ambos conquistam a distinção de Grande Júri, que lhes confere o estatuto de vinho topo de gama de um ano excecional.

Vitor Castanheira - CEO 19I90 Premium Wines
Vitor Castanheira – CEO 19I90 Premium Wines

Estávamos seguros de que também estas novas colheitas apresentavam um vinho extraordinário, quer o branco, quer o tinto, fruto de um trabalho fantástico da nossa equipa de enologia e viticultura, e ficamos muito orgulhosos pelas pontuações obtidas, que representam o reconhecimento dessa dedicação e da história deste grande vinho. A autenticidade e carácter do Vinha do Contador conquistou os críticos mais exigentes e isso não só dignifica a 19I90 Premium Wines mas também o próprio Dão, salienta Vítor Castanheira, CEO da 19I90 Premium Wines.

De salientar que a colheita de Vinha do Contador Branco de 2015 havia já recebido a distinção de “Nobre”, a mais alta insígnia atribuída pela Comissão Vitivinícola da região do Dão.

Prova Grande Júri
Prova Grande Júri

Constituíram o painel oficial de provadores 17 juízes, entre os quais três internacionais, vindos da Dinamarca, dos Estados Unidos e de Espanha, tendo sido seguido o regulamento das provas oficiais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). 

Esta edição da Prova Grande Júri mostrou-nos que este é o caminho a seguir para a valorização dos nossos vinhos. Será, portanto, uma tradição que vamos manter, sempre que tivermos colheitas de Vinha do Contador tão excecionais quanto estas, conclui Vítor Castanheira.