cortiça mercado rolha

Vendas de vinhos com rolha de cortiça crescem 97% nos EUA

Dados recolhidos através da Nielsen Scanning em supermercados. O Top 100 das marcas premium inclui o vinho de mesa doméstico, em garrafa de 750ml, com preço superior a $6.

Os vedados com rolha de cortiça lideram o mercado de vinho premium nos Estados Unidos da América (EUA) e entre 2010 e 2020, as vendas de vinhos engarrafados com rolha de cortiça aumentaram 97%, contrastando com 6% para os vinhos com vedantes artificiais, de acordo com a consultora Nielsen, que analisa a evolução das vendas das 100 principais marcas premium.

Durante os últimos dez anos, o mesmo estudo revela que a quota de mercado dos vinhos engarrafados com rolha de cortiça aumentou de 47% para 67,6%; sendo que, no final de 2020, cerca de 72% das 100 marcas premium americanas utilizam rolha de cortiça.

Vendas de vinhos com rolha de cortiça crescem 97% nos EUA
Vendas de vinhos com rolha de cortiça crescem 97% nos EUA

Os vinhos que optam pela cortiça lideram em todas as categorias de preços, particularmente em vinhos com preços acima de $10 por garrafa, com a cortiça a ser usada por 90% dos vinhos acima de $20.

Estes dados vêm demonstrar a perceção de qualidade de um vinho que utiliza uma rolha de cortiça, o reconhecimento das credenciais únicas e de deste produto e a preferência do consumidor americano por este vedante, que é efetivada no momento de compra”, afirma o presidente da APCOR, João Rui Ferreira.

É com entusiasmo que analisamos estes dados. Os EUA são o maior consumidor de vinho do mundo e o principal mercado de exportação da cortiça, com um valor de €196M. As rolhas de cortiça ocupam um lugar de destaque nas exportações, representando mais de 80%, o que significa €162M. A cortiça é o segundo maior exportador português para o mercado americano e, provavelmente o de maior valor acrescentado a nível mundial”, referiu o presidente da APCOR.

Avatar

Apaixonado por Comunicação e Marketing, com formação superior nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, e especializações em Marketing de Vinhos, Marketing Digital, Social Media e Turismo. Qualificação em Vinhos WSET® (Wine & Spirit Education Trust).