dão vinhos

Júri internacional avalia colheita de exceção de Vinha do Contador

O Paço dos Cunhas, em Santar, na região do Dão, recebe esta quarta-feira, 23 de junho, um júri internacional composto por Masters of Wine, críticos, jornalistas, sommeliers e outros especialistas, para avaliar duas novas colheitas de Vinha do Contador, o vinho topo de gama da 19I90 Premium Wines.

A 19I90 Premium Wines realiza amanhã, quarta-feira, 23 de junho, no Paço dos Cunhas, em Santar, a segunda edição da Prova Grande Júri, um evento que é a primeira grande iniciativa com a sua chancela. Trata-se da segunda vez que uma colheita de Vinha do Contador – um vinho de terroir topo de gama – é submetido à apreciação de um júri internacional composto por Masters of Wine, jornalistas e críticos, nacionais e internacionais, assim como sommeliers e outros especialistas, antes do seu lançamento.

Somos, até à data, o único produtor nacional a submeter um vinho ao escrutínio de um júri independente e prosseguimos, assim, o desafio pioneiro que lançámos há três anos com a colheita de 2011 do Vinha do Contador, que nos encheu de orgulho ao receber a classificação de “Grande Júri “, salienta Vítor Castanheira, CEO da 19I90 Premium Wines.

Vinha do Contador
Vinha do Contador

Este ano apresentamos mais duas colheitas especiais, originárias de uma única vinha com uma história longa de séculos, na região demarcada do Dão, e que resultou em algo que consideramos extraordinário. A colheita de Vinha do Contador branco, de 2015, já recebeu a distinção de “Nobre”, a mais alta insígnia atribuída pela Comissão Vitivinícola da região do Dão.

Será num cenário de mais de 400 anos de história, localizado na nobre vila de Santar, com os seus palácios rodeados por jardins e vinhedos protegidos pelas serras do Caramulo e Estrela, cujo património arquitetónico e cultural está entre os mais ricos do Dão, que será apresentado ao Grande Júri a colheita de 2013 de Vinha do Contador tinto e a colheita de 2015 de Vinha do Contador branco.

Dessa sessão magna de prova cega, resultará a classificação final com que o Vinha do Contador será apresentado ao mercado.

Júri internacional avalia colheita de exceção de Vinha do Contador
Júri internacional avalia colheita de exceção de Vinha do Contador

O painel oficial de provadores é composto por 18 juízes, entre os quais quatro internacionais: da Alemanha, Thomas Curtius, crítico, jornalista, comunicador e Master of Wine; da Dinamarca, Bjarne Mouridsen, crítico de vinhos e jornalista do Din Vinguide; do Reino Unido, Andrea Smith, sommelier e consultora, especialista em vinhos portugueses; e da Espanha, Sara Peñas, professora, comunicadora e autora do blogue “La Vida Ibérica”.

A representação por parte da Comunicação Social portuguesa integra: Bruno Farias (Grande Consumo), Daniel Pires (Escanções de Portugal), José Augusto Moreira (Fugas), Marc Barros (Revista de Vinhos), Miguel Ferreira (A Lei do Vinho), Nuno Oliveira Garcia (Grandes Escolhas), Pedro Nunes (Os Imperdíveis), Wilson Honrado (Rádio Comercial). O júri é ainda composto por Sónia Vieira (ViniPortugal), Sérgio Pereira (Vinalda), o enólogo Tiago Macena, os sommeliers Fernando Ruas e André Figuinha, e Miguel Martelo, em representação da Comissão Vitivinícola da Região do Dão.

Estamos muito honrados por trazer a Santar um júri com esta qualidade, incluindo os críticos internacionais que se juntam a nós neste momento em que a situação pandémica mundial nos coloca tantos obstáculos. Estamos certos de que este é um evento que dignifica a região e os seus vinhos e que marca uma tradição a seguir, sempre que tivermos colheitas de Vinha do Contador tão excecionais quanto esta, conclui Vítor Castanheira.

Os resultados da prova serão apresentados durante o almoço de encerramento, que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva.

O evento Prova Grande Júri e todo o programa associado é realizado de acordo com as orientações e medidas implementadas pelas autoridades de Saúde, de forma a eliminar e prevenir os riscos de infeção COVID-19 e proteger todos os envolvidos.