douro Lançamentos vinho do porto

Churchill’s celebra duas décadas de Quinta da Gricha com edição especial

Na opinião de Jonhny Graham, o Quinta da Gricha Vintage Port 2019 “transborda qualidade”.
Quinta da Gricha
Quinta da Gricha

A Churchill’s, produtora boutique de vinhos do Porto e Douro, anuncia o seu mais recente lançamento: o Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2019

Depois de no ano passado ter lançado o seu single quinta vintage 2018 numa prova virtual integrada numa Masterclass de vinhos do Porto Vintage, com o lançamento do Churchill’s Quinta da Gricha Vintage 2019, a Churchill’s celebra o vigésimo aniversário de aquisição e atividade na Quinta da Gricha com uma caixa de edição especial, com a oferta de três garrafas deste vintage comemorativo. 

Para o fundador e principal enólogo da casa de vinhos do Porto, Johnny Graham, o Quinta da Gricha Vintage Port 2019 “transborda qualidade”.

Churchill’s celebra duas décadas de Quinta da Gricha com edição especial
Churchill’s celebra duas décadas de Quinta da Gricha com edição especial

Este é um Porto Vintage típico da Quinta da Gricha. Apresenta uma cor negra como tinta, aromas intensos de mirtilo, sabores a ervas e especiarias, e uma acidez natural vibrante que acrescenta ao vinho uma estrutura tânica e um acabamento ao qual gostamos de nos referir como “tensão.” – refere o fundador da Churchill’s. 

Desde 1999 que a marca tem vindo a lançar, anualmente, vinhos do Porto Vintage com rótulo da Quinta da Gricha (à exceção de 2002 e 2010).  

Este ano, para comemorar a sua 20.ª colheita consecutiva em 2019, a produtora boutique irá lançar uma edição especial de oferta com três garrafas de Quinta da Gricha Vintage Port 2019, numa caixa de carvalho que inclui ilustrações e a história daquele terroir tão especial. 

Todos os Portos vintage Quinta da Gricha são produzidos em quantidades muito pequenas. A edição de 2019 tem uma produção total de 565 caixas (6x75cl), representando 10% da produção de vinho do Porto da Quinta nesse ano. 

Quinta da Gricha Vintage Port 2019
Quinta da Gricha Vintage Port 2019

Fruto de um ano vitícola seco a nível mundial e com níveis de precipitação mais baixos e temperaturas mais elevadas do que a média, as boas condições climatéricas a partir de maio permitiram que os cachos estivessem em excelente forma para começar a colheita em meados de setembro. As próprias chuvas que ocorreram durante a vindima tiveram um impacto positivo na maturação, permitindo a produção de vinhos com boa intensidade de cor e acidez natural e níveis de álcool mais baixos do que o habitual. 

Para a edição de 2019 do Quinta da Gricha Vintage Port, as vinhas mais antigas foram colhidas  a 20 de setembro sob perfeitas condições meteorológicas e as uvas foram esmagadas no dia seguinte, após um processo de arrefecimento num contentor de armazenagem a frio. Após terem sido selecionadas e esmagadas sem desengace, o mosto fermentou naturalmente durante um período de cinco dias, tendo sido prensado e fortificado no dia 25 desse mês.

Quinta da Gricha - Lagares
Quinta da Gricha – Lagares

Com o nome da fonte natural (Gricha) que alimenta as vinhas viradas a Norte, a Quinta da Gricha situa-se num microclima de 150 a 400 metros acima do nível do mar, com uma exposição ao vento que regula naturalmente a humidade. Os já conhecidos Portos Vintage da Quinta da  Gricha são vinhos artesanais, produzidos com o mínimo de intervenção e respeito pelo terroir, que resultam de uma vindima manual, uma fermentação natural mais prolongada e de uma pisa a pé em lagares de granito de 1820.  

PVP:  

Quinta da Gricha Vintage Port 2019 – 65 € PVP