
A Churchill’s, produtora boutique de vinhos do Porto e Douro, anuncia o seu mais recente lançamento: o Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2019.
Depois de no ano passado ter lançado o seu single quinta vintage 2018 numa prova virtual integrada numa Masterclass de vinhos do Porto Vintage, com o lançamento do Churchill’s Quinta da Gricha Vintage 2019, a Churchill’s celebra o vigésimo aniversário de aquisição e atividade na Quinta da Gricha com uma caixa de edição especial, com a oferta de três garrafas deste vintage comemorativo.
Para o fundador e principal enólogo da casa de vinhos do Porto, Johnny Graham, o Quinta da Gricha Vintage Port 2019 “transborda qualidade”.

“Este é um Porto Vintage típico da Quinta da Gricha. Apresenta uma cor negra como tinta, aromas intensos de mirtilo, sabores a ervas e especiarias, e uma acidez natural vibrante que acrescenta ao vinho uma estrutura tânica e um acabamento ao qual gostamos de nos referir como “tensão.” – refere o fundador da Churchill’s.
Desde 1999 que a marca tem vindo a lançar, anualmente, vinhos do Porto Vintage com rótulo da Quinta da Gricha (à exceção de 2002 e 2010).
Este ano, para comemorar a sua 20.ª colheita consecutiva em 2019, a produtora boutique irá lançar uma edição especial de oferta com três garrafas de Quinta da Gricha Vintage Port 2019, numa caixa de carvalho que inclui ilustrações e a história daquele terroir tão especial.
Todos os Portos vintage Quinta da Gricha são produzidos em quantidades muito pequenas. A edição de 2019 tem uma produção total de 565 caixas (6x75cl), representando 10% da produção de vinho do Porto da Quinta nesse ano.

Fruto de um ano vitícola seco a nível mundial e com níveis de precipitação mais baixos e temperaturas mais elevadas do que a média, as boas condições climatéricas a partir de maio permitiram que os cachos estivessem em excelente forma para começar a colheita em meados de setembro. As próprias chuvas que ocorreram durante a vindima tiveram um impacto positivo na maturação, permitindo a produção de vinhos com boa intensidade de cor e acidez natural e níveis de álcool mais baixos do que o habitual.
Para a edição de 2019 do Quinta da Gricha Vintage Port, as vinhas mais antigas foram colhidas a 20 de setembro sob perfeitas condições meteorológicas e as uvas foram esmagadas no dia seguinte, após um processo de arrefecimento num contentor de armazenagem a frio. Após terem sido selecionadas e esmagadas sem desengace, o mosto fermentou naturalmente durante um período de cinco dias, tendo sido prensado e fortificado no dia 25 desse mês.

Com o nome da fonte natural (Gricha) que alimenta as vinhas viradas a Norte, a Quinta da Gricha situa-se num microclima de 150 a 400 metros acima do nível do mar, com uma exposição ao vento que regula naturalmente a humidade. Os já conhecidos Portos Vintage da Quinta da Gricha são vinhos artesanais, produzidos com o mínimo de intervenção e respeito pelo terroir, que resultam de uma vindima manual, uma fermentação natural mais prolongada e de uma pisa a pé em lagares de granito de 1820.
PVP:
Quinta da Gricha Vintage Port 2019 – 65 € PVP