distinção Gastronomia Restaurante

Rei dos Leitões recebe ‘Garfo de Platina’ nos Prémios do guia Boa Cama Boa Mesa

Depois de um ano atípico marcado pela inquietude e resiliência.

A cerimónia de divulgação e entrega dos Prémios do guia Boa Cama Boa Mesa, do Expresso, aconteceu no dia 14 de junho, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa. O bairradino Rei dos Leitões, situada na Mealhada, conseguiu superar-se, ao ser merecedor do mais alto galardão, o ‘Garfo de Platina’.

Um feito conseguido após receber, durante quatro anos consecutivos, ‘Garfo de Ouro’ – 2017, 2018, 2019 e 2020.

Rei dos Leitões recebe ‘Garfo de Platina’ nos Prémios do guia Boa Cama Boa Mesa
Rei dos Leitões recebe ‘Garfo de Platina’ nos Prémios do guia Boa Cama Boa Mesa

Uma conquista que teve um sabor ainda mais especial, por acontecer no decorrer deste último ano, onde o sector da restauração foi um dos mais fustigados pela pandemia da Covid-19.

Inquietude e resiliência são palavras de ordem e que refletem, de forma clara e objetiva, a postura do Rei dos Leitões, desde sempre, mas ainda mais assertiva neste último ano. Esta distinção é um reconhecimento, por isso e pelo continuado trabalho, promovido com muita dedicação, entrega diária e rigor, pela dupla de proprietários Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues e a sua equipa – apelidada de “Dream Team”.

Cumprindo todas as regras da DGS, o Rei dos Leitões nunca chegou a parar, levando as iguarias a casa dos clientes, em regime de take away e entregas ao domicílio, de norte a sul do país. Assim que puderam reabrir o restaurante, fizeram-no com novas infraestruturas exteriores: uma grande alameda em calçada e pontos de descanso e sombra, numa primeira fase; e com a criação de um espaço para refeições ao ar livre ao qual deram o nome de La Terraza do Rei.

“O objetivo de António Paulo Rodrigues, com o empenho de Licínia Ferreira, elevou o restaurante ao patamar de referência nacional. Boas memórias podem vir do espaço, cada vez mais elegante e confortável, do pairing enogastronómico ou do serviço de excelência. Entra-se a vencer no couvert, com pão e o da região, manteiga das Marinhas, queijo de Azeitão e vinagre do rei. Os chefs Luís Apóstolo e José Capela sabem que o leitão é intocável, mas espevitam os sentidos com outras carnes de superior qualidade, peixes e mariscos frescos, e novas combinações. Dos ovos rotos trufados ao boqueirão em salga de citrinos, à caldeirada de línguas de bacalhau e à panacotta de fígado de tamboril, importa arriscar. Acrescente-se a nova esplanada, as duas salas privadas e o clube Círculo Privado, as 3500 referências vínicas (cerca de 1200 da Bairrada) e a loja de produtos autóctones. Em pandemia, distribuiu-se uma vasta carta e a garrafeira por todo o país e selaram-se parcerias com os restaurantes O Solar dos Presuntos e Os Lusíadas para entregar leitão.”, assim é descrito o Rei dos Leitões pela Boa Cama Boa Mesa.

Numa imponente casa de cor amarelo ocre e situado no número 17 da Avenida da Restauração, na reta da Mealhada, famosa pelos seus restaurantes de leitão assado à moda da Bairrada, o Rei dos Leitões conta já com variados prémios no seu curriculum.

Em destaque, o ‘Prémio David Lopes Ramos’, atribuído à dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues nos ‘Prémios Grandes Escolhas’ – trata-se de um dos mais prestigiantes galardões, uma vez que é atribuído a personalidade(s) que um importante contributo ao mundo da –; e a eleição como ‘Melhor Restaurante da Europa 2019’ (Best European Restaurant) pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO).

RESTAURANTE REI DOS LEITÕES

Morada: Avenida da Restauração, 17, na Mealhada

GPS: 40º23’24.22″N e 8º27’03.10″O

Horários: 11h30 às 00h00

Fechado: à terça-feira à noite, à quarta-feira e nas férias (mês de janeiro; 2 semanas em junho; 5 dias em setembro)

Telefones: 231 202 093 ou 968123034

E-mail: reidosleitoes@reidosleitoes.pt

Facebook: Rei dos Leitões

Avatar

Apaixonado por Comunicação e Marketing, com formação superior nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, e especializações em Marketing de Vinhos, Marketing Digital, Social Media e Turismo. Qualificação em Vinhos WSET® (Wine & Spirit Education Trust).