douro Lançamentos vinho do porto

Porto Single Harvest 1974 recorda a Revolução dos Cravos

Vinho é lançado sob o rótulo “The Artisan” e integra a coleção de três Portos raros da trilogia “Cellar Master’s”, que já venceu um prémio.

A Graham’s, uma das mais reconhecidas casas de vinho do Porto, acaba de anunciar o engarrafamento de seis cascos de Porto Tawny Single Harvest de 1974, um dos três vinhos raros que integram a coleção “Cellar Master’s Trilogy”.

Fazendo homenagem aos mestres de adega, tanoeiros e provadores que acompanharam o envelhecimento deste vinho por quase meio século, o Single Harvest 1974 será lançado sob a chancela “The Artisan” (o artesão).

Porto Single Harvest 1974
Porto Single Harvest 1974

1974 foi um ano histórico para Portugal. As tensões sociais e políticas que se seguiram à revolução do 25 de Abril criaram um clima de incerteza em todo o país. Por isso mesmo, os produtores do Douro enfrentaram a vindima desse ano com alguma apreensão. Porém, as suas preocupações acabaram, em grande parte, por se revelar infundadas.

Michael Symington, produtor de vinho do Porto de terceira geração, escrevia o seguinte nas suas notas de vindima, datadas de outubro de 1974: “aqui tudo tem sido muito pacífico e muitos relatam um dos ‘ambientes vintage’ mais felizes dos últimos anos”. Sobre os próprios vinhos, comentava: “a colheita geral de vinho do Porto de 1974 deverá revelar-se como uma das melhores em muitos anos”.

Dado o clima económico incerto da altura, a família Symington decidiu não engarrafar e lançar qualquer Porto Vintage do ano de 1974. Em vez disso, os melhores vinhos provenientes de vinhas velhas na Quinta dos Malvedos da Graham’s foram selecionados para um envelhecimento de longo prazo em cascos de carvalho avinhados. À data, como enólogo chefe, provador e blender, Peter Symington acompanhou a evolução do vinho antes de passar essa responsabilidade ao seu filho Charles. Após quase cinco décadas de envelhecimento nas caves da Graham’s, Charles selecionou seis dos melhores cascos para engarrafamento.

O Porto Tawny Single Harvest de 1974 apresenta aromas complexos a frutos secos com notas subtis de caramelo, baunilha e gengibre. Na boca é sedoso e elegante, com um toque de taninos, simultaneamente suave e cintilante, que continuam a sustentar a estrutura e a vitalidade do vinho.

Porto Single Harvest 1974 recorda a Revolução dos Cravos
Porto Single Harvest 1974 recorda a Revolução dos Cravos

Para Charles Symington, enólogo e diretor de produção da Symington, “tomar a decisão de engarrafar um vinho tão extraordinário e com um significado histórico, que envelhece silenciosamente nas nossas caves há tanto tempo, é um momento muito emocionante. O Tawny Single Harvest 1974 foi capaz de manter o rumo onde outros vinhos não poderiam. Esta é a prova da qualidade inata original e do acompanhamento muito cuidado que este vinho tem recebido desde então”.

O “The Artisan” substituirá o Single Harvest Tawny de 1963, cujo último casco já foi lançado. Os outros dois Portos Tawny Single Harvest da coleção “Cellar Master Trilogy” são “The Apprentice – 1994” e “The Master – 1940”.

Juntos, estes três vinhos celebram as aptidões e experiência aperfeiçoadas por alguns para envelhecer os Portos Tawny Single Harvest Graham’s. De sublinhar ainda que a trilogia Graham’s Cellars Master’s ganhou o prémio de Melhor Design para Marca Fortificada no Wine Design Challenge 2020.