dão distinção Espumante

Casa de Santar Vinha dos Amores Blanc de Blancs eleito Melhor Espumante do Ano

O Casa de Santar Vinha dos Amores Blanc de Blancs 2013 foi eleito o Melhor Espumante do Ano na 8.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, que atribuiu ainda mais 11 prémios a vinhos e espumantes de marcas do grupo Global Wines.

O Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Blanc de Blancs 2013, proveniente de uvas cultivadas em Santar, numa vinha célebre que em tempos serviu de cenário aos encontros dos enamorados, acaba de ser classificado como Melhor Espumante do Ano, no Concurso Vinhos de Portugal 2021, organizado pela ViniPortugal. Os vinhos Casa de Santar, produzidos na região demarcada do Dão pela Global Wines, estão entre os mais premiados neste concurso, mas há também outras marcas do grupo distinguidas, como é o caso de Encontro, Saturno e Cabriz.

O Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Blanc de Blancs 2013, 100% Encruzado, conquistou a distinção de Melhor Espumante do Ano e também o prémio Grande Ouro.

Casa de Santar Vinha dos Amores Blanc de Blancs eleito Melhor Espumante do Ano
Casa de Santar Vinha dos Amores Blanc de Blancs eleito Melhor Espumante do Ano

O Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2017 conquistou o prémio Grande Ouro e, ainda das vinhas da empresa em Santar, também o Casa de Santar Reserva Tinto 2015 e o Casa de Santar Reserva Branco 2018 conquistaram dois prémios Ouro, enquanto o Casa de Santar Tinto 2019 foi distinguido com a medalha Prata.

Este espumante produzido pelo método clássico a partir de uma casta única oriunda da famosa Vinha dos Amores, em Santar, frutado, fresco, elegante, com uma mousse crocante sui generis, revela-se a escolha perfeita para celebrar acontecimentos especiais, momentos felizes e grandes conquistas.

O Alto do Amores, onde se situa a vinha com o mesmo nome, é talvez a mais extraordinária paisagem do Dão e, se em tempos idos a magia desta paisagem servia para conquistar corações, hoje as uvas que ali nascem servem para conquistar o palato mais exigente dos apaixonados por vinho.

O prémio de Melhor Espumante do Ano para o nosso Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Blanc de Blancs enche-nos de orgulho, assim como todos os restantes 11 prémios conquistados, que são o reconhecimento pelo trabalho da nossa equipa de enologia e viticultura que ao longo dos anos têm vindo a aperfeiçoar técnicas e a selecionar as melhores uvas de modo a criar vinhos de grande autenticidade e que traduzem a personalidade do terroir de onde são originários, refere Vitor Castanheira, administrador da Global Wines.

Também os vinhos e espumantes da Global Wines produzidos na região da Bairrada, na adega da Quinta do Encontro, mereceram a aprovação e destaque por parte do júri deste concurso, que atribuiu ao Encontro 1 Branco 2014 o prémio Grande Ouro e, ao espumante Encontro Special Cuvée 2015, o prémio Ouro. O Encontro 1 Tinto 2011 conquistou uma medalha de Prata.

Os novos Saturno Reserva Branco 2018 e Saturno Reserva Tinto 2019, produzidos no Alto Alentejo, na Herdade do Monte da Cal, foram distinguidos com uma medalha de Prata, sendo vinhos que representam uma nova aposta da empresa numa região com grande história e tradição vinícola em Portugal.

De salientar que estiveram a concurso 1.400 vinhos, dos quais, após uma criteriosa avaliação por especialistas nacionais e internacionais, o júri selecionou um total de 419 para atribuição de medalhas, das quais 35 na categoria Grande Ouro, 103 de Ouro e 281 de Prata. O Dão esteve entre as regiões mais medalhadas.