chile touriga nacional vinhos

Touriga Nacional chega ao Chile

Sogrape introduz a mais reconhecida casta nacional na viticultura chilena.

Num importante passo de enriquecimento da diversidade da viticultura chilena, a Sogrape introduz a Touriga Nacional no encepamento de Viña Los Boldos. Ao fim de 3 anos de quarentena, os primeiros pés de videira da mais reconhecida casta portuguesa foram plantados pelo Grupo Português no Chile, em 2015.

Colhidos os primeiros frutos, os vinhos de Touriga Nacional com assinatura Château Los Boldos surgem agora para conquistar apreciadores em todo o mundo.

Touriga Nacional chega ao Chile
Touriga Nacional chega ao Chile

Após a aquisição de Viña Los Boldos pela Sogrape, em 2008, a equipa técnica local fez várias visitas a Portugal e desde cedo se deixou impressionar pela qualidade, versatilidade e potencial da Touriga Nacional. Além disso, as semelhanças entre o Dão, onde a variedade tem origem, e Requínoa – a região andina do Vale do Cachapoal onde se encontra a vinha da empresa – sugeriam que a Touriga Nacional poderia revelar-se em pleno na Viña Los Boldos.

Nesta que é a nossa terceira aventura no Novo Mundo, a ideia sempre foi produzir vinhos de quinta de alta qualidade numa combinação que potencia ao máximo o terroir do Cachapoal, utilizando técnicas de vinificação europeias”, explica Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape. “Com a introdução da Touriga Nacional no Chile, através da Viña Los Boldos, a Sogrape traduz uma aposta que eleva o nome de Portugal no panorama vitivinícola internacional ao mesmo tempo que promove a diversidade e o experimentalismo noutras origens de produção”, remata.

Após 3 anos de quarentena rigorosa, exigida pela SAG – Servicio Agrícola e Ganadero para introdução de novas castas, em 2015 a Viña Los Boldos plantou o primeiro lote de Touriga Nacional, com apenas 0,22 hectares, os primeiros no Chile.

Hoje, a empresa tem no seu encepamento um total de 2,83 hectares da casta portuguesa, que estão em plena produção desde 2020 e deram origem ao Château Los Boldos Speciality Series Dry Rosé 2020 e Château Los Boldos Speciality Series Touriga Nacional 2019 – em breve disponíveis em Portugal através da Sogrape Distribuição.