Lançamentos solidariedade vinhos

Quinta da Pacheca lança vinho solidário com o setor da cultura

Lucros do Pacheca Reserva Tinto 2019 UA revertem na totalidade a favor da ‘União Audiovisual’.

Quinta da Pacheca, consciente da sua responsabilidade social, vai lançar no mercado o Pacheca Reserva Tinto 2019 UA, com o ‘cunho’ de artistas das mais diversas áreas, e cujos lucros irão reverter na totalidade para a ‘União Audiovisual’, uma associação nascida em 2020 para apoiar o sector audiovisual, afetado pela paragem das atividades culturais na sequência da crise pandémica.

A iniciativa, denominada «Cultura, Vinho & Amigos», pretende, segundo os proprietários, Paulo Pereira, Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes, “apoiar os diversos profissionais que têm passado por momentos particularmente difíceis do ponto de vista financeiro e profissional. Esta foi a forma que encontramos de contribuir e ajudar um setor que consideramos essencial e que tem sido tão fustigado”, salientam.

Quinta da Pacheca lança vinho solidário com o setor da cultura
Quinta da Pacheca lança vinho solidário com o setor da cultura

A ação começou com um convite feito a vários artistas, do teatro à música, do cinema às artes plásticas, para passar uns dias na Quinta da Pacheca, e aqui ficarem a conhecer algumas das diversas etapas por que passa um vinho até chegar às prateleiras dos pontos de venda. A partir de aqui, os artistas que foram visitando a Pacheca foram desafiados a posar para uma fotografia para assim ser criado o rótulo para este vinho solidário, bem como as características que mais apreciam num vinho.

Aldo Lima, Anabela, Anjos, António Pinto Basto, António Zambujo, Claudia Jaques, Diana Pereira, Gio Rodrigues, Helena Isabel, Inês Santos, Isabel Figueira, Iva Domingues, Ive Greice, João Blumel, José Figueiras, Joana Vasconcelos, Luis Represas, Nilton, Nuno Santos, Ricardo Pereira, Sergio Praia, Tony Carreira, Valter Carvalho e Zé Manelforam alguns dos nomes que se associaram a esta iniciativa, apresentada a 19 de maio no Hotel Mundial, em Lisboa.

Este vinho, que será comercializado em formato Magnum de 1,5l e terá um PVP de 35 euros, foi elaborado com as castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional, apresentando uma intensa cor rubi jovem. Muito frutado, com notas evidentes de amoras e ameixas, balanceado com notas de chocolate, mostra equilíbrio na boca, com taninos polidos presentes e final longo e persistente.

É especialmente indicado para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas. Pode também ser adquirido em pack de seis garrafas 0,75L, com um PVP de 99€. O produto está disponível na loja online da empresa em https://quintadapacheca.com/pt-pt.

Esta não é a primeira vez que a Quinta da Pacheca abraça causas de cariz solidário e lança vinhos associados a nomes do mundo artístico. Exemplo disso foi um vinho produzido em parceria com o artista Tony Carreira, em que parte do valor das vendas foi entregue à Associação Bagos d’Ouro, uma instituição de solidariedade social que intervém, a nível escolar, junto das crianças e jovens mais carenciados da região do Douro.

A ‘União Audiovisual’ é uma associação social e cultural de apoio aos profissionais técnicos e artistas da cultura, espetáculos e eventos. Já ajudou cerca de 265 famílias que integram profissionais das referidas áreas, em todo o território, através de várias iniciativas como a recolha de alimentos e com o apoio de diversas empresas e artistas, com Tiago Cação como grande mentor do movimento.