concurso distinção vinho do porto

‘Pacheca Porto Tawny 40 anos’ conquista 99 pontos no concurso ‘Cidades do Vinho 2021’

Vinho licoroso da Quinta da Pacheca destacou-se como o mais pontuado entre 550 vinhos na primeira edição desta prova.

Pacheca Porto Tawny 40 anos, da Quinta da Pacheca, arrebatou a crítica da 1.ª edição do Concurso Cidades do Vinho 2021 tendo-se destacado com nota de excelência entre 550 vinhos portugueses. Este vinho licoroso do produtor duriense alcançou a ‘Grande Medalha de Ouro‘ e obteve um total de 99 pontos, na senda de outros prémios já arrebatados por este vinho tanto em Portugal como em outros eventos internacionais.

Numa prova em que os vinhos licorosos conquistaram 10 das 12 Grandes Medalhas de Ouro a concurso, o Pacheca Porto Tawny 40 anos obteve uma pontuação muito próxima da perfeição.

Pacheca Porto Tawny 40 anos
Pacheca Porto Tawny 40 anos

Um resultado que enaltece o trabalho desenvolvido por toda a equipa da Pacheca”, salientam os proprietários Maria do Céu Gonçalves, Paulo Pereira e Álvaro Lopes.

Proveniente das vinhas velhas da Quinta da Pacheca e das tradicionais castas do Douro, o Pacheca Porto Tawny 40 anos tanto pode ser servido no início da refeição como a acompanhar as sobremesas. Este é um licoroso resultante de um lote de vários vinhos do Porto que envelheceram em cascos de carvalho e que durante o envelhecimento adquiriu a sua cor característica, âmbar-aloirada. Elegante, com aromas de frutos secos e complexas notas de chocolate, o Pacheca Porto Tawny 40 anos mostra a persistência que os vinhos antigos conseguem ter.

Concurso Cidades do Vinho 2021 é organizado pela Associação das Rotas do Vinho de Portugal, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e tem como objectivo valorizar a cultura do vinho certificado e dos territórios onde são produzidos. Em ano de estreia este concurso pretende também apoiar os municípios com forte ligação e tradição vitivinícola, no sentido de apoiarem a produção vinícola e estabelecer parcerias privilegiadas para o desenvolvimento económico dos agentes locais ligados ao referido sector.

Quinta da Pacheca
Quinta da Pacheca

Recorde-se que a Quinta da Pacheca tem vindo sucessivamente a ser agraciada com prémios e altas pontuações nos mais variados fóruns ligados ao mundo do vinho. Distinções que lhe têm permitido aumentar ainda mais o seu prestígio internacional e, assim, abrir portas de novos mercados. O Pacheca Port Tawny 40 anos foi já distinguido, por exemplo, com a medalha de ouro no China Wine & Spirits Awards Best Value 2020, concurso vínico realizado em Hong Kong.