douro Lançamentos vinhos

Kopke lança Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020

Embarque numa Viagem do “Douro para o Mundo” com a nova edição do Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020.

Uma Viagem do Douro para o Mundo”, foi o mote que inspirou a Kopke para o lançamento da sua mais recente edição do Winemaker’s Collection. Este soberbo Rosé Reserva – Tinto Cão 2020, representa o quarto vinho desta edição limitada, sucedendo ao Grande Reserva branco Folgazão & Rabigato 2016, lançado em outubro do ano passado.

A nova edição foi celebrada à beira Tejo, no 38o41´GastroBar, do Altis Belém, numa autêntica viagem pelos sabores do mundo projectada por João Rodrigues, chefe executivo do Hotel Altis Belém e do restaurante Feitoria – detentor de uma estrela Michelin.  A execução deste menu esteve a cargo do Chef André Cruz que conduziu os viajantes nesta incursão pelos sabores ecléticos de quatro países, em três continentes diferentes, numa prova de harmonização com este Rosé que tem as suas raízes no Douro.

Sério, de nariz apelativo, este Rosé apresenta uma excelente estrutura que o tornam amplamente versátil a nível gastronómico.

Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020
Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020

É com esta elasticidade e versatilidade que o Rosé tem vindo, cada vez mais, a conquistar os consumidores para a própria categoria.

De acordo com Ricardo Macedo, enólogo responsável pela quarta edição do  Winemaker’s Collection, o desafio num grande Rosé consiste, “em encontrar o equilíbrio entre a fruta, a frescura, a estrutura e a complexidade que o vinho deve apresentar”.

Para se conseguir conjugar todos estes elementos, é necessário procurar em primeiro lugar, a matéria-prima mais adequada. Ou seja, “pensar o vinho ainda na vinha. A seleção da casta, da parcela a sua exposição e altitude e o momento da vindima das uvas são todos fatores determinantes que condicionam o perfil do vinho”,acrescenta o enólogo.

Apesar dos resultados interessantes das micro-vinificações de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Amarela, entre outras, a mais recente edição do Kopke Winemaker’s Collection continua a eleger a casta Tinto Cão para a produção deste Rosé. Essencialmente, pela variedade particularmente resistente, de cacho pequeno, película densa e pela maturação tardia, o que permite atingir o grau de acidez desejável aportando, consequentemente, uma excelente frescura ao vinho.

Vinificado na Quinta de São Luiz, o Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2020 apresenta uma magnífica cor salmão.

Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020
Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020

Aromaticamente elegante, cativa pelo bouquet de notas de romã e de flor de hibisco. No paladar, revela-se subtil e elegante e impressiona pela cremosidade e até por uma certa untuosidade que, por si realçam a sua complexidade. Termina longo e fresco, fruto da sua excelente acidez.

As coordenadas 38 41´do Gastrobar simbolizam a partida dos navegadores portugueses para as suas descobertas e foi, nas margens do rio Tejo, com o Padrão dos Descobrimentos à vista que encetamos numa viagem do “Douro para o mundo”.

Conduzidos pelo chef André Cruz, e com o “Douro” no copo, iniciamos a nossa descoberta de sabores nas ruas da Índia com a degustação de um Pani Pourri de legumes da estação. Uma iguaria leve, especializada e complexa que revela a subtileza dos seus sabores através da acidez equilibrada deste Rosé.

A viagem teria uma segunda paragem na América do Sul, mais concretamente ao Peru com um Ceviche de Pargo, rabanetes e leite de tigre de amêndoa um prato ácido, fresco e de sabores naturais, de acordo com o Chef André Cruz, que casaram na perfeição com a frescura do Tinto Cão.

A incursão pelos sabores do mundo continuou rumo ao continente Europeu. De inspiração Itáliasurgiu um saboroso e cremoso Risotto de Camarão, lima e coentros. ORosé Tinto Cão revelou-se em excelente acompanhamento refrescando o palato da untuosidade deste prato, destaca o Head-Sommelier André Figuinha. A viagem terminaria no Japão, com uma sobremesa de morangos, hibiscos e gelado de chá verde, cheia de personalidade que nos aproximou das notas florais e frutadas deste Rosé.  Uma sobremesa fresca e delicada que encerrou ao mais alto nível esta incursão pelos sabores do mundo. 

Para mim este vinho é um ponto de encontro com vários lugares do mundo, um vinho tão versátil que combina com todas as ocasiões…e lugares”, refere o chef André Cruz.

Um final de tarde de celebração, numa viagem que demonstrou o eclectismo e a elasticidade de um Rosé que traduz a personalidade da casta e do seu terroir, projetando o Douro para um patamar internacional na categoria dos Rosés premium.

A edição limitada Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2020 chega ao mercado numa edição limitada de 5.372 garrafas numeradas e assinadas, um ano depois do lançamento do Rosé Tinto Cão 2019, uma edição amplamente premiada pela crítica nacional e internacional que disseminou a capacidade de Portugal produzir Rosés sérios, versáteis e de classe mundial sem, por isso, deixarem de retratar a essência do seu terroir e a autenticidade das suas castas autóctones.