Alentejo Lançamentos vinhos

Lidl Portugal lança o primeiro vinho vegan certificado exclusivo

O Lidl Portugal lança o seu primeiro vinho vegan certificado de marca exclusiva, Indelével Tinto, da região do Alentejo.

Acompanhando as tendências de consumo e mantendo a sua premissa de qualidade ao melhor preço, transversal a todos os artigos da sua oferta, o Lidl Portugal lança o seu primeiro vinho vegan certificado de marca exclusiva, Indelével Tinto, da região do Alentejo.

Com uma seleção consistente, desde vinhos de entrada de gama, a vinhos mais premium, o Lidl Portugal aposta fortemente na relação qualidade preço da sua oferta de vinhos e reforça agora a mesma com a introdução do seu primeiro vinho vegan certificado, de origem nacional – Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano – acompanhando as tendências de consumo e indo ao encontro do que os seus clientes procuram, privilegiando produtos certificados, como garantia da qualidade dos mesmos.

Ao contrário dos vinhos tradicionais, que recorrem habitualmente à adição de gelatinas de origem animal, cola de peixe ou clara de ovo para acelerar o processo de clarificação – que consiste na separação do mosto/vinho das partículas sólidas filtrando o mesmo – os vinhos vegan, por sua vez, não utilizam quaisquer produtos de origem animal ou derivados.

Em vez disso, recorrem a elementos alternativos de origem mineral ou vegetal, provenientes de ervilhas ou batata, substituindo assim os produtos de origem animal. Paralelamente, nos vinhos vegan recorre-se ainda à utilização de enzimas e leveduras, cujo desenvolvimento e/ou multiplicação, é certificado em ambiente controlado sem substâncias de origem animal ou derivados.

Criado a partir da combinação das castas Alicante Bouschet, Aragonez e Syrah, o vinho Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano caracteriza-se por apresentar uma cor rubi, aromas de frutos vermelhos maduros e por um sabor suave, quente e equilibrado.

Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano
Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano

Produzido pelo produtor português Parras, ao atingir o estado de maturação ideal das uvas, é feita uma colheita noturna que pretende proteger o perfil aromático e minimizar oxidações. Na adega são parcialmente desengaçadas e esmagadas, originando um mosto fresco e aromático que fermenta durante cerca de 12 dias, a uma temperatura controlada entre 25oC e os 28oC, sem qualquer adição de produtos de origem animal.

Com o compromisso de valorizar e apoiar a produção nacional, o Lidl trabalha com cerca de 40 produtores nacionais (incluindo marcas de fabricantes), com representatividade nas mais variadas regiões do país: Alentejo, Douro, Dão e Beiras, Península de Setúbal, Lisboa e Vale do Tejo e Vinhos Verdes.

Estando as marcas próprias na génese do modelo de negócio do Lidl, cerca de 60% da sua oferta de vinhos nacionais são de marca própria ou exclusiva, colaborando com cerca de 20 produtores portugueses.

O Lidl trabalha em estreita relação com os seus fornecedores e parceiros, dando a conhecer a qualidade e rigor da produção em Portugal, incluindo além-fronteiras, por via da exportação. No seu ano fiscal de 2019, foram exportadas 3 milhões de garrafas de vinho para 15 países onde o Lidl assinalada presença, entre os quais, Inglaterra, Polónia, Alemanha, Suíça, Bélgica, Dinamarca e Irlanda. Atualmente mais de metade dos vinhos exportados são de marca própria.

Com uma forte aposta na sua categoria de vinhos, no início de março o Lidl deu início a uma nova iniciativa presente nas suas lojas – Vinho do Mês – com um vinho do seu sortido em destaque e com desconto. Todos os meses as lojas do Lidl Portugal terão um novo ‘Vinho do Mês’, procurando dar a conhecer aos seus clientes a sua oferta permanente criteriosamente selecionada, com a máxima qualidade ao melhor preço.

Através do seu conceito – Casa do Vinho – sugere vinhos para diferentes momentos, regendo-se pela ideia de que há um vinho perfeito para todas as ocasiões, que conta com a ajuda e recomendações da consultora de vinhos do Lidl Portugal, Maria João de Almeida: ‘Vinhos para todos os dias’, ‘Vinhos para oferecer’, ‘Vinhos para levar para casa dos amigos’ e ‘Vinhos para datas especiais’.