douro Lançamentos vinho do porto

Symington lança Portos Vintage 2019 e duas edições limitadas

Apresentação será feita online, através do Instagram. Quinta do Vesúvio e Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira vão ser disponibilizados en primeur. Restantes vinhos vão estagiar em V.N. Gaia.
 Quinta do Vesúvio Vintage 2019
Quinta do Vesúvio Vintage 2019

A Symington Family Estates engarrafou seis Portos Vintage de Quinta de 2019. Dos vinhos agora anunciados, o Quinta do Vesúvio e o Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira vão ser lançados en primeur,havendo ainda duas séries limitadas destas propriedades a serem disponibilizadas, constituídas pelos Portos Vintage 2019, 2009 e 1999.

Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira Vintage 2019
Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira Vintage 2019

Os restantes Portos Vintage de Quinta produzidos em 2019 vão envelhecer nas garrafeiras da Symington, em Vila Nova de Gaia, para um futuro lançamento.

Symington lança Portos Vintage 2019 e duas edições limitadas
Symington lança Portos Vintage 2019 e duas edições limitadas

A apresentação destes vinhos vai decorrer no dia 22 de abril, às 19h00, através de um live no Instagram da Symington, com a participação de Charles Symington (enólogo e diretor de produção) e Harry Symington (produtor de quinta geração), assim como cinco convidados de vários pontos do globo.

Os Portos Vintage de 2019 – Graham’s Quinta dos Malvedos, Dow’s Quinta do Bomfim, Warre’s Quinta da Cavadinha, Cockburn’s Quinta dos Canais, Quinta do Vesúvio e Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira – resultam de um ciclo de crescimento inconstante, com apenas 50 por cento da precipitação considerada normal para o Douro durante o inverno e praticamente nenhuma chuva durante o verão.

Charles Symington programou o plano de corte ao longo das seis semanas desta vindima – uma das mais longas dos últimos anos. A recompensa foi um conjunto de castas com maturações perfeitas e em boas quantidades, com uma média de produção de 1,27 kg/videira, que proporcionou vinhos vivos e exuberantes, em contraponto à concentração dos anos muito curtos de 2017 e 2018.

Com o intuito de celebrar o terroir único de duas das propriedades mais emblemáticas dos Symington, a Quinta do Vesúvio e a Quinta da Senhora da Ribeira da Dow’s, a família vai disponibilizar duas edições limitadas dedicada a cada uma delas. Os três Portos Vintage que integram estas edições especiais (2019, 2009 e 1999), estão separados por uma década e refletem o incrível potencial de envelhecimento dos vinhos de ambas as propriedades situadas no Douro Superior, em lados opostos do rio Douro, uma com exposição a norte e a outra com exposição a sul.

Estas quintas produzem, de forma consistente, excecionais Portos Vintage e, cada ano, reflete expressões muito diferentes.

Ao analisar os nossos melhores vinhos de 2019, sentimos que a melhor expressão das castas residia nas nossas seis propriedades principais. Estes vinhos de quinta são sempre o ponto de partida a partir do qual avaliamos o potencial para a produção de Porto Vintage, para posteriormente decidirmos o que engarrafar”, avança Charles Symington, explicando que “em 2019, as várias parcelas dentro de cada propriedade proporcionaram pequenas quantidades de vinhos profundos e complexos. Acreditamos que estes vinhos não sairiam mais valorizados se fossem lotados com a produção de outras quintas (de cada uma das nossas casas principais), de modo a produzir uma declaração Vintage clássica. Em vez disso, decidimos lotar os componentes com o melhor desempenho dentro de cada uma das propriedades e engarrafar seis Portos Vintage de Quinta. Estes fulgurantes, jovens vinhos representam o cume de 2019. Hoje são vinhos deslumbrantes e é minha convicção que vão evoluir maravilhosamente, ao longo de muitas décadas”.

Lançamento en primeur:

Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2019 – 775 (caixas 12 x 75cl)

Dow’s – Quinta da Senhora da Ribeira Porto Vintage 2019– 375 (caixas 12 x 75cl)

Edições limitadas:

Quinta do Vesúvio 2019 | 2009 | 1999 Porto Vintage – 110 (caixas 3 x 75cl)

Dow’s – Quinta da Senhora da Ribeira 2019 | 2009 | 1999 Porto Vintage – 200 (caixas 3 x 75cl) 

A engarrafar agora para lançamento no futuro:

Graham’s – Quinta dos Malvedos Porto Vintage 2019

Dow’s – Quinta do Bomfim Porto Vintage 2019

Warre’s – Quinta da Cavadinha Porto Vintage 2019

Cockburn’s – Quinta dos Canais Porto Vintage 2019

Vídeos:

Quinta do Vesúvio Vintage Port ­- vídeo narrado por Charles Symington, Enólogo Principal

Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira Vintage Port – vídeo narrado por Johnny Symington, Chairman