distinção vinhos vinhos de Lisboa

Rosé Dona Aninhas Reserva recebe Grande Prémio ‘Escolha da Imprensa 2020’ 

O Dona Aninhas Reserva Rosé 2019, da Quinta de S. Sebastião, na Arruda dos Vinhos, recebeu o Grande Prémio ‘Escolha da Imprensa 2020’ da revista Vinho Grandes Escolhas.

Este Rosé, lançado em julho de 2020, é uma homenagem à mãe de António Parente, mas “sobretudo um reconhecimento a todas as mães que, com sacrifício da sua vida, criaram, educaram e prepararam os seus filhos para esta difícil viagem que é a vida”, dizia o proprietário da Quinta de S. Sebastião aquando do lançamento.

Pelo que “este prémio tem um significado ainda maior para mim, mostrando que a nossa quinta tem condições para fazer muito especiais”, declara António Parente. 

Rosé Dona Aninhas Reserva recebe Grande Prémio ‘Escolha da Imprensa 2020’ 
Rosé Dona Aninhas Reserva recebe Grande Prémio ‘Escolha da Imprensa 2020’ 

Para esta homenagem, o enólogo Filipe Sevinate Pinto concebeu um rosé clássico e elegante, que reflete o terroir de influência Atlântica da Arruda dos Vinhos. 

O rosé Dona Aninhas alia as condições naturais onde é produzido, onde a altitude e a proximidade do mar se destacam, com a evolução e conhecimento adquiridos na última década na produção e comercialização deste tipo de vinhos. É um rosé clássico com muita mineralidade, frescura, profundidade e textura, ao nível do que melhor fazemos na Quinta de S. Sebastião, explica Filipe Sevinate Pinto. 

Este vinho resulta de um blend das castas Touriga Nacional, Merlot e de Castelão (proveniente de uma vinha velha), de zonas mais frescas e de maior altitude (cerca de 450mt). As uvas foram apanhadas cedo, para manter toda a sua frescura e componente aromática. O início da fermentação foi feito em inox, seguido de fermentação e estágio em barricas usadas de carvalho francês, com bâtonnage durante os primeiros meses. O engarrafamento foi direto da barrica. 

O rosé Dona Aninhas Reserva – já tinha recebido excelentes críticas e pontuações em vários media e blogs: Público; Visão; Vinho Grandes Escolhas; Mutante; No Meu Palato; Comer, Beber e Lazer; Contra-Rótulo; Avinhar; entre outros –  é um vinho de cor salmonada muito clara, nariz muito complexo com notas especiadas, branco e pêssego. Na prova é muito estruturado e texturado, seco, com grande frescura e mineralidade. 

A revista Vinho Grandes Escolha anunciou, esta sexta-feira, os vencedores do concurso ‘Escolha da Imprensa 2020’, que estava agendado para o final do ano passado mas, devido à pandemia acabou por se realizar agora. No concurso estiveram a concurso 678 vinhos nas categorias de Espumantes, Brancos, Rosés, Tintos e Fortificados. Todos os vinhos foram avaliados em prova cega e em cada categoria foram apurados dois tipos de prémios: O Grande Prémio Escolha da Imprensa – atribuído ex aequo aos três melhores vinhos de cada categoria; e o Prémio Escolha da Imprensa, atribuído ex aequo aos vinhos melhor classificados em cada categoria. 

Os vinhos da Quinta de S. Sebastião são distribuídos em Portugal pela Vinalda, a mais antiga distribuidora nacional de , que colocou no mercado o Dona Aninhas Reserva Rosé 2019 a um PVP recomendado de 14,99€ em garrafeiras, bem como no canal HoReCa. Em breve estará disponível a colheita de 2020.

Avatar

Apaixonado por Comunicação e Marketing, com formação superior nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, e especializações em Marketing de Vinhos, Marketing Digital, Social Media e Turismo. Qualificação em Vinhos WSET® (Wine & Spirit Education Trust).