douro Escolha do Editor Lançamentos vinho do porto

Niepoort Vintage 2019 – Um grande Porto cheio de personalidade e carácter

Vinificado a partir de vinhas Velhas, de 80 e 100 anos, este é um vinho com muito corpo e estrutura, e excelente potencial de guarda.

Nascido de parcelas muito Velhas, no Cima Corgo, o Porto Vintage 2019 da Niepoort brilha pela individualidade e pelo carácter singular. É um vinho com muito corpo, fruto do clima clássico que abençoou o Douro em 2019, um ano quente e seco, que produziu vinhos com muita estrutura e taninos maduros.

Contudo, não se encontram vestígios de sobrematuração neste Vintage 2019, pois naquela que é já a tradição dos vinhos Niepoort, o Vintage resulta muito harmonioso e elegante, apesar do corpo.

Daniel e Dirk Niepoort - Caves
Daniel e Dirk Niepoort – Caves

Feito a partir de vinhas tradicionais co-plantadas (mais de 40 castas autóctones) do Cima Corgo, as uvas do Vintage 2019 foram pisadas em lagar de granito, com 100% de engaço.

Envelhecido no Douro, em tonel, durante o inverno de 2019, o vinho foi posteriormente transferido, em março de 2020, para as caves de Vila Nova de Gaia, onde continua a estagiar. O engarrafamento está previsto para junho deste ano, e as 28 000 garrafas esperadas chegarão ao mercado em outubro.

Já há muito se acreditava que este vinho do Porto tinha todas as condições para ser declarado Vintage.

Niepoort Vintage 2019

Desde muito cedo percebemos que 2019 tinha muito potencial, de forma visível”, admite Dirk Niepoort, da Casa Niepoort. Desde as primeiras provas, em dezembro de 2020, que estava bastante claro que este seria um ano Vintage. “É um grande vinho, potente, com muito boa integração de álcool, quase parece um vinho seco no fim de boca”, partilha, “apesar dos taninos gordos e acentuados”.

É um grande Porto, muito vinoso”.

Dirk Niepoort

Nas notas de prova, o Vintage 2019 mostra um aroma fino e moderado, com notas primárias de frutos escuros e alguma especiaria. Mas é no palato que se revela, com um invulgar equilíbrio entre volume e elegância, e um final de boca impressivo e notável. É mais um grande Vintage de Niepoort, com óptimo potencial de envelhecimento, para guardar e beber.