douro Lançamentos vinhos

Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto está de regresso

O vinho do Douro, Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016, acaba de chegar ao mercado.

É no Cima do Corgo que se produz um dos mais marcantes do Douro: Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto. Agora chegou a hora de degustar a colheita de 2016.

Marta Casanova, é Licenciada em Engenharia Agrícola, na Área de estudo Viticultura e Enologia, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Após ter passado por vários projetos no Douro, assumiu o papel de enóloga da Quinta da Côrte desde 2013.

Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016

Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016

Sobre o Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016, a enóloga refere que: “Neste vinho conseguimos sentir o Douro em todo o seu esplendor. O casamento perfeito entre as duas Tourigas revela o que de melhor têm, o carácter e a elegância aliados à robustez e imponência”.

Notas de Prova

O Quinta da Côrte Grande Reserva Tinto 2016 é um bom exemplo do que a Touriga Franca consegue produzir em terras de xistos, esta mistura começa por exibir um bom nariz mineral depois desenvolve umas notas marcantes de frutos vermelhos e pretos, seguido de especiarias este desenvolve com uma boa delicadeza e consistência por detrás de elegantes taninos. Um vinho definido de forma nítida conduzindo a uma boa mineralidade e a um perfeito acabamento prolongado.

Este vinho marcante – produzido através das castas Touriga Franca (60%) e Touriga Nacional (40%) – é ideal para acompanhar com pato assado, lebre ou costeleta de vitela grelhada.

Este belo exemplar do Douro está disponível em 5000 garrafas.

ANO VITIVINÍCOLA DE 2016

Exigindo atenção constante à vinha e à evolução da uva, 2016 foi um ano atípico a nível de clima: O inverno foi seco e ameno, e só quase na primavera começou a chover, condição que se prolongou durante praticamente toda a estação, marcada pelas baixas temperaturas. Aumentou o risco de as vinhas contraírem doenças, como o míldio, mas o verão, em geral ameno, trouxe picos calor e noites frias. Quer isto dizer que a maturação final foi longa e equilibrada o que terá resultado em vinhos de ótima qualidade.

Avatar

Apaixonado por Comunicação e Marketing, com formação superior nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, e especializações em Marketing de Vinhos, Marketing Digital, Social Media e Turismo. Qualificação em Vinhos WSET® (Wine & Spirit Education Trust).