distinção prémios wine bar

Enoteca 17•56 premiada nos ‘Melhores do Ano 2020’

Espaço da Real Companhia Velha distinguido na categoria de Wine Bar pela revista Vinho Grandes Escolhas.

Foram revelados os Melhores do Ano 2020’ para a revista Vinho Grandes Escolhas, uma iniciativa que, a cada ano, reconhece o trabalho singular e profissional de produtores, instituições e profissionais do vinho e da gastronomia nacional.

A Real Companhia Velha está de parabéns, tendo sido agraciada com o galardão de melhor Wine Bar, atribuído à Enoteca 17•56.

Enoteca 17•56 premiada nos ‘Melhores do Ano 2020’
Enoteca 17•56 premiada nos ‘Melhores do Ano 2020’

Localizada no Cais de Gaia, a Enoteca 17•56 é parte integrante do centro de visitas desta ex-majestática Companhia. O 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha tem tudo para responder à arte de bem receber – a história, o vinho e a gastronomia – e soma já várias distinções. Entre elas está o prémio de ‘Melhor Enoturismo’, atribuído pela Revista de Vinhos.

O prémio da Grandes Escolhas foi anunciado pela jornalista Mariana Lopes e recebido, “virtualmente”, por Pedro O. Silva Reis, Fine Wine Manager da Real Companhia Velha e autor da carta de vinhos da Enoteca 17•56, elemento essencial na conquista deste prémio.

A Enoteca 17•56 pelo olhar da revista Vinho Grandes Escolhas

Enoteca 17•56
Enoteca 17•56

Nesta criação inovadora da Real Companhia Velha vale (quase) tudo. Com mais de 500 vinhos disponíveis para degustar, a solo ou em harmonia com várias cozinhas, e um ambiente de luxo confortável, temos o Wine Bar do ano.

Este espaço da Real Companhia Velha – criado em 2018 no Cais de Gaia, ocupando parte de um antigo armazém da empresa – já não é nenhum desconhecido. Aquando da sua abertura, impressionou imediatamente os enófilos e gastrónomos portugueses, tanto pela complexidade e carácter tecnológico do Museu (da 1.ª Demarcação do Douro) que inclui, como pelo inovador conceito da Enoteca que se encontra no piso superior.

A Enoteca 17•56 (nome que faz referência ao ano de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, também denominada por Real Companhia Velha), oferece aos amantes de vinho um número infindável de momentos bem passados, num ambiente confortável ao estilo chalé, com “as cozinhas” asseguradas pelo Grupo Romando: um bom vinho com bom marisco? Há na Enoteca. Um bom vinho e uma bela carne maturada? Também há. Um bom vinho com sushi? Tem, também. Com asiático? E pizza gourmet? Não falta. Sem esquecer a Fromagerie Portuguesa, com uma vasta seleção de queijos nacionais e internacionais, e o Cigar Club, para quem gosta de charutos e de os harmonizar com vinho do Porto).

Enoteca 17•56
Enoteca 17•56

Mas o que faz da Enoteca um dos melhores wine bars do nosso país, é o facto de se poder usufruir, desta maneira ou a solo, de uma carta de vinhos — que inclui uma generosa seleção a copo — com 533 referências: 128 da Real Companhia Velha; 161 de outros produtores de todas as regiões portuguesas; 174 vinhos estrangeiros, de várias Denominações de Origem de França, Itália, Espanha, Alemanha; e 70 fortificados, onde se incluem Vinhos do Porto da casa e até Tokaji da Hungria. Os preços, por sua vez, são muito atrativos.

Tudo isto num espaço amplo, com duas salas privadas e um terraço panorâmico, a namorar com o rio e com os edifícios tão familiares de Vila Nova de Gaia e, do outro lado, o idílico Porto.