distinção prémios vinhos

Prémios Grandes Escolhas distinguiram os “Melhores do Ano” de 2020

Os “Melhores do Ano” foram eleitos e anunciados pela revista Vinho Grandes Escolhas, numa cerimónia online que distinguiu o trabalho de excelência de diversas personalidades e iniciativas, que se destacaram na área do Vinho e da Gastronomia nacional durante o ano passado.

Foram revelados os Prémios “Grandes Escolhas”, numa cerimónia on line transmitida em streaming. Num formato diferente do habitual, a revista Vinho Grandes Escolhas anunciou os prémios mais esperados do ano para os apaixonados do vinho em Portugal, os “Melhores do ano de 2020” a partir do Hotel Vila Galé Ópera em Lisboa.

Prémios Grandes Escolhas - Produtor Revelação: Taboadella
Prémios Grandes Escolhas – Produtor Revelação: Taboadella

Num evento com vários motivos de interesse, Luís Lopes, Diretor da revista Vinho Grandes Escolhas, teve ainda ocasião de conversar sobre o balanço do ano de 2020 e os desafios do universo vínico no futuro com os convidados Bernardo Gouvêa (Presidente IVV, I.P.), Manuel Pinheiro (Presidente da Comissão Executiva da CVRVV) e Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal).

Prémios Grandes Escolhas - Produtor do Ano: Quinta do Gradil
Prémios Grandes Escolhas – Produtor do Ano: Quinta do Gradil

Dos provados pela experiente equipa de provadores em Portugal da Revista Vinho Grandes Escolhas, foram anunciados os melhores entre os melhores que estão consagrados no TOP 30* de 2020.

Pelo segundo ano consecutivo, o painel de provadores escolheu ainda o melhor vinho Espumante, Branco, Tinto e Fortificado. Desta seleção foram destacados o Melhor Espumante, Murganheira Vintage Távora Varosa Espumante branco 2011, produzido por Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa; o Melhor Branco, Guru NM Douro branco, produzido por Wine & Soul; o Melhor Tinto, Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada tinto 2015, produzido por Mário Sérgio Alves Nuno e o Melhor Fortificado, Sandeman Porto Vintage 2018, produzido pela Sogrape Vinhos.

Prémios Grandes Escolhas - Enoturismo do Ano: WOW- World of Wine
Prémios Grandes Escolhas – do Ano: WOW- World of Wine

A revista destaca e reconhece também o trabalho singular e profissional de empresas, produtores, instituições e profissionais face a 2020, mantendo a atribuição dos 20 Troféus Grandes Escolhas**, este ano anunciados em formato online.

Prémios Grandes Escolhas - Senhor Vivo: Anselmo Mendes
Prémios Grandes Escolhas – Senhor do Vinho: Anselmo Mendes

A revista Vinho Grandes Escolhas reúne a mais antiga e prestigiada equipa de críticos e jornalistas de vinhos portugueses, considerada uma referência no mundo dos vinhos, e assume-se orgulhosa por poder testemunhar o trabalho de excelência deste sector neste ano de 2020, realizado em condições tão adversas e desafiantes.

*TOP 30

  • Murganheira Vintage Távora Varosa Espumante branco 2011

Produzido por Soc. Agr. Com. do Varosa

Melhor Espumante 2020

  • Anselmo Mendes Tempo Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2016

Produzido por Anselmo Mendes

  • Deu-la-Deu “Histórico” Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2017

Produzido por Regional de Monção

  • Guru NM Douro branco

Produzido por Wine & Soul

Melhor Branco 2020

  • Pedra Cancela Intemporal branco 2012

Produzido por Lusovini

Produzido por Fundação Eugénio de Almeida

  • Arché Alentejo tinto 2016

Produzido por Herdade do Sobroso

  • Casa da Passarella Dão tinto 2009

Produzido por Abrigo da Passarela

  • Chryseia Douro tinto 2018

Produzido por Prats & Symington

  • Conde Vimioso Vinha do Convento Regional Tejo tinto 2017

Produzido por Falua

  • Herdade de São Miguel Resumo de 15 Vindimas Regional Alentejano tinto

Produzido por Casa Relvas

  • Hexagon Regional Peninsula de Setúbal tinto 2015

Produzido por José Maria da Fonseca

  • Incógnito Regional Alentejano tinto 2013

Produzido por Cortes de Cima

  • Kompassus Private Collection Bairrada Baga tinto 2013

Produzido por Kompassus Vinhos

  • Legado Douro tinto 2015

Produzido por Sogrape Vinhos

  • Luis Pato Vinha Barrosa Bairrada tinto 2017

Produzido por Luís Pato

  • Maria do Carmo Regional Lisboa Alicante Bouschet tinto 2015

Produzido por Quinta do Gradil

  • Marmelar Regional Alentejano tinto 2017

Produzido por Casa Agrícola HMR

  • Pegos Claros Palmela Grande Escolha tinto 2016

Produzido por HPC

  • Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo Douro tinto 2016

Produzido por Alves de Sousa

  • Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada tinto 2015

Produzido por Mário Sérgio Alves Nuno

Melhor Tinto 2020

  • Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro tinto 2017

Produzido por Quinta do Crasto

  • Quinta do Noval Douro Reserva tinto 2017

Produzido por Quinta do Noval Vinhos

  • Quinta do Paral Vinhas Velhas Regional Alentejano tinto 2017

Produzido por Herdade Tinto e Branco

  • Quinta dos Termos O Testemunho de Virgílio Loureiro Beira Interior Escolha tinto 2015

Produzido por Quinta dos Termos

  • Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio Douro tinto 2017

Produzido por Quinta Vale D. Maria

  • Taboadella Grande Villae Dão tinto 2018

Produzido por Taboadella

  • Kopke Porto Colheita 1981

Produzido por Sogevinus

  • Sandeman Porto Vintage 2018

Produzido por Sogrape Vinhos

Melhor Fortificado 2020

  • Taylor’s Porto Vintage 2018

Produzido por Quinta & Vineyard Bottlers

**20 Troféus Grandes Escolhas

Produtor Revelação: Taboadella – Uma combinação perfeita entre a recuperação da vinha, adega e instalações topo de gama e de , e uma linha de vinhos espantosos a preços adequadamente equilibrados e até convidativos em cada segmento.

Produtor do Ano: Quinta do Gradil – Destaque pelo trabalho extraordinário na renovação do portefólio e no rebranding das marcas que desenvolveu em 2020.

 Viticultura do Ano: Troféu atribuídoa Amândio Cruz que mostra no terreno o seu talento e conhecimento, lidando com as muitas variáveis que equilibram rendimento e qualidade, assegurando a biológica e económica da exploração.

Adega Cooperativa do Ano: Vercoope – Para o crescimento sustentado da qualidade na região dos Vinhos Verdes contribuem igualmente as suas principais Adegas Cooperativas. Entre elas, a maior de todas, a união de cooperativas Vercoope.

Enoturismo do Ano: WOW- World of Wine – O enoturismo associa-se normalmente a uma determinada região vitivinícola. Mas o mundo do vinho é muito mais abrangente, é quase infinito. E agora fica em Vila Nova de Gaia. Chama-se WOW – World of Wine.

Sommelier do Ano: Fernando Ruas – Premiado pelo brilhante trabalho que desenvolve no Rei dos Leitões na Mealhada.

Enólogo Vinhos Generosos: Domingos Soares Franco – Referência incontornável do Moscatel de Setúbal, tanto na tradição como na .

Enólogo do Ano: Manuel Lobo – Com uma carreira de 20 anos recheada de grandes vinhos, dos quais 15 inteiramente dedicados à Quinta do Crasto, chega gloriosamente em 2020 com o lançamento do tinto Vinha Maria Teresa de 2017, que mereceu um enorme destaque pela crítica especializada.

Senhor do Vinho: Anselmo Mendes – Um dos poucos profissionais do vinho que reúne tão grande unanimidade entre os seus pares. As suas qualidades humanas aliam-se a um profundo conhecimento técnico e cultural, granjeando o respeito e admiração de todos.

Garrafeira do Ano: Wines 9297 – Uma oferta variada, interessante e dinâmica, muitas vezes em torno de vinhos raros e de edições limitadas.

Wine Bar do ano: Enoteca 17•56 – Real Companhia Velha (Vila Nova de Gaia). Com mais de 500 vinhos disponíveis para provar ou beber a solo ou em harmonia com várias cozinhas e um ambiente de luxo confortável.

Empresa do Ano: Falua – Nasceu em 1994, em Almeirim, e estabeleceu-se no Tejo pelas mãos de João Portugal Ramos. Hoje nas mãos da Roullier, é uma empresa com uma identidade forte no mercado, conduzida pela qualidade e consistência.

 Empresa Vinhos Generosos: Sogevinus – Um projeto de quatro empresas com uma larga história para contar. Em 2020, o grupo teve um desempenho de excelência, desenvolvendo o património no Douro e em Gaia e colocando no mercado um conjunto de vinhos que desafiam o tempo.

Organização Vitivinícola do Ano: CVR Tejo – Conseguiu um crescimento sustentado apesar da crise em 2020, não apenas nos números mas também na visibilidade perante o consumidor.

Singularidade: Adega José Piteira e XXVI Talhas (ex-aequo) – Barro, potes, talhas, tarefas… todo um universo redescoberto no panorama vinícola nacional, com 100% autenticidade fruto de uma herança histórica de milhares de anos. Dentro deste mundo, ambos os premiados produzem vinhos repletos de carácter e perfil gastronómico. 

Restaurante do Ano: Narcissus Fernandesii (Marmoris Hotel): Em Vila Viçosa, no Alentejo profundo, há quem consiga a quadratura do círculo de aliar as mais fortes e profundas raízes gastronómicas tradicionais da região com a criatividade exuberante de um chefe talentoso.

Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa do Ano: Toca da Raposa – Localizado em Ervedosa do Douro é um restaurante tradicional nos sabores, requintado na apresentação e sobretudo uma casa que respeita o Douro vinhateiro.

Restaurante Cozinha do Mundo: JNcQUOI Ásia – Faz parte do grupo Amorim Luxury e representa mais uma frente cosmopolita de grande talante, com uma oferta inédita em Portugal, baseada nos lugares remotos por onde passaram os portugueses, trazendo e deixando influências duradouras.

Prémio David Lopes Ramos: Jornalista Alexandra Prado Coelho – Num ano difícil para o sector da , em que restaurantes e chefes fizeram paragens forçadas, a informação e a divulgação de temas relacionados com a alimentação e as suas conexões com a saúde, alterações climáticas e modos de vida assumiram uma maior importância.

 Loja Gourmet do Ano: Unique Flavours – Projeto que iniciou com uma Mercearia Gourmet Online em Matosinhos e se tornou num canal privilegiado de divulgação e venda à distância de produtos endógenos onde a qualidade e autenticidade são a imagem de marca.

Avatar

Apaixonado por Comunicação e Marketing, com formação superior nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, e especializações em Marketing de Vinhos, Marketing Digital, Social Media e Turismo. Qualificação em Vinhos WSET® (Wine & Spirit Education Trust).