Maximilian J. Riedel, representante da 11ª geração e CEO da Riedel, realizou na sede da Riedel em Kufstein (Áustria), uma prova de Alvarinhos de Portugal de três grandes produtores – Anselmo Mendes, Quinta de Soalheiro e Quinta do Regueiro – provando assim expressões distintas da fascinante casta Alvarinho com o intuito de eleger os copos Riedel mais adequados.
A prova, segundo as suas palavras, revelou-se fácil “devido à grande qualidade dos vinhos”. No total foram utilizados 18 copos Riedel.

No final da prova, Maximilian elegeu 3 copos com base nos estilos diferentes desta casta. São eles:

1º – Riedel Veritas Viognier/Chardonnay: Não é nenhuma surpresa. É o mesmo copo que o seu pai – George Riedel – utilizou para os Alvarinhos de Espanha (Albariño). Um copo que funciona muito bem para vinhos que tiveram algum contacto com madeira (carvalho). Um copo que permite que os vinhos expressem a sua frescura e mineralidade.

2º – Riedel Veritas Champagne: é perfeito para desenvolver e exibir a complexidade do champagne. Este copo permite que uma grande variedade de aromas se revele. Ao contrário de uma flute, o design em forma de ovo permite que as complexas camadas de aromas cresçam e se intensifiquem, enquanto o amplo diâmetro potencia a sua libertação de uma forma que não é atingível num copo estreito.

3º – Riedel Winewings Sauvignon Blanc: Um copo que oferece frescura e intensidade no nariz, um paladar harmonioso, com um excelente equilíbrio entre fruta e acidez. Final de boca mineral.
São estes os copos Riedel oficialmente recomendados para a casta Alvarinho, uma das mais nobres castas brancas portuguesas, e rainha dos Vinhos Verdes. Três propostas diferentes, a escolher tendo em conta o estilo de Alvarinho favorito, mas todas com o selo de qualidade a que a marca Riedel já nos acostumou.