douro Lançamentos vinhos

Quinta do Ventozelo Tinto Cão 2018 chega às garrafeiras em fevereiro

O ano de 2018 permitiu que a casta Tinto Cão, que representa apenas 5% da Quinta de Ventozelo, desse origem a um vinho de grande qualidade.

A Quinta de Ventozelo alarga a sua coleção de monocastas  com o vinho Quinta de Ventozelo Tinto Cão 2018, o primeiro lançamento da marca em 2021. Um vinho do ano de 2018, cuja parte do lote estagiou durante doze meses em barricas usadas.

Em prova, revela fruta muito expressiva no nariz, destacando-se as notas frescas vegetais, envolvidas com taninos  sedosos e redondos. 

Quinta de Ventozelo Tinto Cão 2018
Quinta de Ventozelo Tinto Cão 2018

O ano de 2018 foi um ano atípico em comparação com os cinco anos anteriores: inverno frio e seco, primavera e início do verão, frios e chuvosos, e numa segunda fase, verão quente  e seco. A vindima teve início em meados de setembro, com cerca de dez dias de atraso face à média.

Decorreu sob boas condições climáticas, praticamente sem ocorrência de precipitação, com temperaturas amenas a altas, proporcionando mostos de grande qualidade, com bom nível de açúcar, acidez e compostos fenólicos.

A casta Tinto Cão representa 5% dos 200 hectares de vinha da Quinta de Ventozelo. Uma das características desta casta é a sua grande resistência a temperaturas muito elevadas, a doenças e à podridão.

Quinta de Ventozelo - casta Tinto Cão
Quinta de Ventozelo – casta Tinto Cão

Neste sentido, e apesar da sua baixa produtividade, 2018 permitiu que o Tinto Cão tivesse uma expressão de grande qualidade em Ventozelo levando ao lançamento desta monocasta distinta, que confirma a diversidade do terroir daquela quinta duriense. 

Informação adicional

PVP recomendado: 13,50€

Enólogo: José Manuel Sousa Soares

Disponível a partir de fevereiro nas principais garrafeiras do país, incluindo El Corte Inglés.