distinção Gastronomia Restaurante

Arkhe é o Destaque do Ano da Estrella Damm nos Prémios Mesa Marcada

Restaurante "plantbased", Arkhe, do Chef João Ricardo Alves e de Alejandro Chavarro, distinguido nos prémios anuais do blogue Mesa Marcada.

Arkhe, o primeiro restaurante plantbased em Lisboa do chef João Ricardo Alves, é o grande vencedor do “Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano” nos Prémios Mesa Marcada. Este é atribuído ao restaurante que mais posições subiu no último ano, entrando na lista dos 10 restaurantes preferidos do ano distinguidos pelo blogue Mesa Marcada.

Entre os cinco nomeados – Attla (Lisboa), Cavalariça (Comporta), Essencial (Lisboa) e Fava Tonka (Leça da Palmeira) – Arkhe foi o eleito pelo um júri composto por mais de 200 pessoas do meio, desde chefs a gastrónomos, passando por jornalistas e bloguers, entre outros especialistas.

Esta é a primeira vez que o Destaque do Ano vai para um restaurante plantbased, sendo esta edição marcada por restaurantes de cozinha de autor mais acessíveis e informais do que no ano anterior.

rémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano entregue ao restaurante Arkhe - Chef João Ricardo Alves, Alejandro Chavarro, Vanessa Germano e Duarte Calvão
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano entregue ao restaurante Arkhe – Chef João Ricardo Alves, Alejandro Chavarro, Vanessa Germano e Duarte Calvão

É por momentos históricos como este que a Estrella Damm continua a ser um dos principais patrocinadores dos Prémios Mesa Marcada, dando destaque, a cada ano, ao restaurante que mais evoluiu. A vitória surpreendente de um restaurante plantbased mostra, não só a tendência do consumidor atual, mas também reforça que distinções como esta são essenciais para destacar o melhor da gastronomia no nosso país.

O chef João Ricardo Alves é formado em cozinha clássica francesa, tendo trabalhado em países como Suíça, França e Inglaterra. Foi num destes países que trabalhou num restaurante especializado em carnes e apesar de toda a aprendizagem adquirida, foi nesse momento que decidiu mudar, tendo vindo a trabalhar em restaurantes vegetarianos que integram o Guia Michelin.

Em 2017, quando chega a Lisboa, cria o seu próprio espaço – o Arkhe, que apresenta uma cozinha à base de vegetais e frutas, inovadora e moderna, com um toque de fine dining, mas, ao mesmo tempo, num ambiente descontraído.

Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano entregue ao restaurante Arkhe - Alejandro Chavarro e Chef João Ricardo Alves.
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano entregue ao restaurante Arkhe – Alejandro Chavarro e Chef João Ricardo Alves

Para os responsáveis do espaço, o Chef João Ricardo Alves e o gerente Alejandro Chavarro, a chegada deste prémio nesta altura do ano tem sido uma fonte de alegria e motivação.

Revelam que em 2020 “o trabalho diário foi de tentar sobreviver neste contexto complexo, continuando a fazer o melhor trabalho possível”. E acrescentam: “Arkhe, é o nome da nossa casa, traz-nos de volta à origem. Não inventamos nada, só partilhamos uma visão diferente com os nossos clientes com gentileza, simplicidade e simpatia, a visão na qual acreditamos. Estamos muito contentes de ver que uma visão como a nossa é reconhecida como a de qualquer restaurante de qualidade nesta classificação”, concluem.

A entrega do prémio ocorreu no dia 20, pela mão de Vanessa Germano, Brand Manager Estrella Damm e de Duarte Calvão, em representação dos Prémios Mesa Marcada, cumprindo todos os procedimentos de segurança determinados pela DGS.

Estrella Damm é um dos patrocinadores principais dos Prémios Mesa Marcada, que tem como objetivo destacar a dedicação e evolução dos restaurantes no nosso país, propósito partilhado pela marca.