distinção douro vinhos

James Suckling dá 93 pontos ao ‘Meruge branco 2018’ e destaca-o em short list

Vinho da Lavradores de Feitoria, integra uma lista restrita, de 11 brancos portugueses. Suckling diz tratar-se de um belíssimo vinho.

O ano de 2020 teve um sabor agridoce para a Lavradores de Feitoria: se por um lado o produtor de vinhos do Douro foi, a par com o Mundo, apanhado de surpresa com a pandemia da Covid-19 e respetivos efeitos colaterais no sector do vinho, por outro, foi o ano em que celebrou duas décadas de história e deu início à construção da sua nova sede, adega e espaço para desenvolver a vertente de enoturismo.

O ano terminou também com uma excelente notícia no que toca ao vinho ‘Meruge branco 2018’, que foi provado e aprovado por James Suckling, que lhe atribuiu 93 pontos e o destacou numa lista de onze empolgantes brancos de Portugal.

Meruge branco 2018 - 93 PTS James Suckling
Meruge branco 2018 – 93 PTS James Suckling

O reputado crítico de vinhos norte-americano publicou no site com o seu nome, www.jamessuckling.com, um artigo no qual elege 11 brancos que considera serem grandes oportunidades – estão à venda nos EUA por menos de 40 dólares.

James Suckling descreve-os como frescos e brilhantes. Dessa short list, que resulta de uma prova de centenas de vinhos, entre brancos e tintos, faz parte o ‘Meruge branco 2018’, vinho da Lavradores de Feitoria que classificou com 93 pontos.

Suckling descreve o ‘Meruge branco 2018’ como um belíssimo vinho: muito rico e complexo, com presença vincada de limão, mel, alguma manga desidrata e um toque de nata e pralinê.

É encorpado, apresenta uma textura envolvente e cremosa, e um final de boca muito saboroso. Na sua opinião, é um branco pronto a beber, mas que promete evoluir em garrafa: vale, pois, a pena que se guardem algumas garrafas para “testar” ao longo dos anos.

De referir que o ‘Meruge branco’ tem a particularidade de ser um monocasta de Viosinho, de vinhas com mais de cinquenta anos, fermentado e estagiado em barricas de carvalho português. A colheita de 2018 é a que está no mercado e tem um preço de venda recomendado de €20,00.