Alentejo Lançamentos vinhos

Adega de Borba Premium Tinto com nova colheita

A Adega de Borba acaba de apresentar, a sua primeira novidade de 2021. Trata-se do Adega de Borba Premium Tinto 2019, um vinho de qualidade superior.

Já está disponível no mercado, a colheita 2019 do Adega de Borba Premium Tinto, uma das marcas de grande notoriedade da Adega de Borba, da qual faz parte esta referência com designativo de qualidade Premium.

O Adega de Borba Premium Tinto 2019 é um vinho de qualidade superior, assinado pelo enólogo Oscar Gato e produzido com uvas das castas Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, selecionadas em parcelas de vinha em sistema de produção integrada.

Adega de Borba Premium Tinto 2019
Adega de Borba Premium Tinto 2019

Vinhas dos sócios da Adega de Borba, que tanto contribuem para a sustentabilidade ambiental da região do Alentejo.

Após um controlo rigoroso da evolução de maturação das uvas na vinha, o processo de vinificação iniciou-se, na chegada à adega, com o desengace e esmagamento suave das uvas, a que se seguiu o processo de fermentação alcoólica em lagar de inox, com pisa mecânica, terminando em maceração durante 10 dias, sob controlo de temperatura a 22-25ºC.

A fermentação maloláctica ocorreu em cuba de inox de pequeno volume. Um estágio de 6 meses em barricas novas de carvalho francês, americano e castanho, antecedeu o engarrafamento e o estágio final em cave de 6 meses em garrafa.

Este tinto apresenta uma cor granada com grande profundidade e um aroma de boa intensidade, revelando frutos vermelhos maduros, compota e pimento maduro. O sabor é macio, elegante, sobressaindo os frutos pretos, o café e o chocolate. A estrutura é fina e persistente no final de boca.

Este Premium da gama Adega de Borba, produzido a pensar no consumo regular de clientes exigentes, tem um teor alcoólico de 14%, sendo especialmente vocacionado para acompanhar comidas bem apaladadas, como um cozido a portuguesa, um borrego assado, caça de pelo ou queijos tradicionais.

Pronto a consumir desde já, este Premium 2019 poderá estagiar na garrafeira ao longo de uma mão-cheia de anos.