distinção frança vinhos

Cuvée Elena – O primeiro Chardonnay de Saint-Emilion conquista Ouro

O vinho, criado pelo enólogo Louis Mitjavile e pela equipa do Chateau La Grace Dieu des Prieurs, é o primeiro chardonnay produzido em Saint-Emilion.

Cuvée Elena, de Chateau La Grace Dieu des Prieurs, o primeiro Chardonnay produzido em Saint-Emilion, foi premiado com a Medalha de Ouro no Global Chardonnay Masters 2020. Realizada anualmente pela principal publicação europeia de bebidas, The Drinks Business, a prestigiada competição é um evento internacional, e muito relevante para a indústria vitivinícola global.

Vinhos de mais de 20 países, incluindo França, Itália, Espanha, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Grécia, Turquia, Roménia, África do Sul, México e outros participaram no Global Chardonnay Masters 2020.

Cuvée Elena 2019
Cuvée Elena 2019

Nos termos e condições da competição, amostras de chardonnay de todo o mundo foram avaliadas numa degustação cega por um painel de juízes, composto por um grupo de Mestres do Vinho, Master Sommeliers e principais compradores de vinhos do Reino Unido.

De acordo com o Global Masters, “pela primeira vez, as noções preconcebidas da importância da localização são postas de lado, permitindo que os vinhos de todo o mundo sejam julgados exclusivamente em estilo e qualidade“.

Competindo na categoria Premium, Cuvée Elena conquistou Ouro como Chardonnay Aged in Oak Barrels.

Esta foi a primeira participação de Chateau La Grace Dieu des Prieurs no Global Chardonnay Masters. Conhecido pelo seu Grand Cru de Saint-Emilion, Art Russe Collection, com arte russa nos rótulos, o Chateau lançou o seu primeiro vinho branco já em novembro de 2020, e é Cuvée Elena 2019, a primeira vindima, que foi submetida ao julgamento dos gurus do vinho em Londres.

Além disso, o vinho criado pelo enólogo Louis Mitjavile e pela equipa do Chateau é o primeiro chardonnay produzido na comuna Saint-Emilion.

Laurent Prosperi, Diretor do Chateau La Grace Dieu des Prieurs: “É uma honra representar a França nesta prestigiada competição internacional. Estamos muito orgulhosos da nossa vitória e do facto de fazermos parte da tradição da grande arte francesa da vinificação. O nascimento de Cuvée Elena foi precedido por um longo e meticuloso trabalho do nosso enólogo Louis Mitjavile e de toda a equipa do Chateau, e estamos orgulhosos que o vinho branco do Chateau La Grace Dieu des Prieurs tenha provocado uma resposta direta dos principais especialistas em vinhos e tenha sido reconhecido como um dos melhores chardonnays do mundo da sua classe.

A variedade Chardonnay ocupa um hectare das vinhas chateau La Grace Dieu des Prieurs. Cuvée Elena é vinificado em barris de carvalho 100% novos do Radoux Coopery; o envelhecimento leva aproximadamente 12 meses. O vinho é engarrafado exclusivamente em magnums.

As garrafas únicas para Cuvée Elena são feitas à mão na oficina de vidro artesanal Waltersperger, rotulada como A Empresa de Património Vivo da França. Decorada com um motivo floral, cada garrafa é pintada por um artista individualmente.

Como já foi noticiado, por decisão do proprietário do Chateau, Andrei Filatov, a vindima de 2019 e todas as colheitas subsequentes de Cuvée Elena serão doadas a instituições de caridade. Todos os anos, a maior parte dos produtos serão disponibilizados para leilões de caridade nas regiões onde o Art Russe está presente, e todas as receitas serão destinadas a instituições de caridade que apoiem crianças com doenças graves. A ideia de caridade para o projeto vem da cônjuge da dona do Chateau, Elena Filatova.