douro Escolha do Editor Lançamentos vinhos

Nicolau de Almeida lança Quinta do Monte Xisto 2018

O novo Quinta do Monte Xisto é elaborado com as uvas das melhores parcelas, da propriedade situada em Vila Nova de Foz Côa. Um vinho vivo e cheio de fruta.

A Nicolau de Almeida lança a colheita 2018 do Quinta do Monte Xisto. Vinificado no Douro, em Vila Nova de Foz Côa, e envelhecido no novo armazém da família em Vila Nova de Gaia, fechando pela primeira vez o ciclo que consideram ser o terroir natural dos vinhos do Douro.

Um vinho de cor intensa, aromático e envolvente, com um ataque de boca volumoso e final persistente. Com aromas a esteva e zimbro, o Quinta do Monte do Xisto mostra-se vivo e cheio de fruta.

Um vinho feito em família que a Nicolau de Almeida pretende, ganhe nova vida na mesa de outras famílias, amigos, parceiros.

Quinta do Monte Xisto 2018

O Quinta do Monte Xisto é feito com uvas das nossas melhores parcelas, umas expostas a norte e outras a sul, procurando encontrar o equilíbrio entre a estrutura/corpo e a elegância/acidez”.

João Nicolau de Almeida

O lote é composto por Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão. As uvas são vindimadas manualmente e transportadas para a adega em caixas de 20kg. São vinificadas em lagar de granito com pisa a pé. A fermentação desenvolveu-se ao longo de cerca 6 dias no lagar com leveduras indígenas. Segue-se um estágio de 18 meses em tonéis de 2000 litros e pipas de 600 litros.

A Quinta do Monte Xisto está localizada na região do Douro, Vila Nova de Foz Côa, a dezenas de quilómetros da cidade do Porto, onde desagua o rio Douro e que separa esta cidade de Vila Nova de Gaia. Aqui localizam-se os armazéns onde historicamente os vinhos do Porto e Douro são envelhecidos e exportados para o resto do mundo.

O microclima Mediterrânico da região do Douro contrasta com o clima Atlântico de Vila Nova de Gaia, com condições de temperatura e humidade ideais para o envelhecimento dos vinhos. Segundo a perspetiva da Nicolau de Almeida “Achamos que fazia todo o sentido dar continuidade a este terroir complexo entre o Douro e Porto, fechando o ciclo de feitura do vinho da forma mais natural possível”.

Quinta do Monte Xisto 2018 | 75 Cl – P.V.P. Recomendado com IVA €60,00