Eventos iniciativa

Quinta da Vineadouro e Livraria Barata juntas em “Conversas sobre Vinho”

Sessão propõe debater a trilogia Vinhos, Gastronomia e Cultura.

O produtor de vinhos Quinta da Vineadouro e a histórica Livraria Barata uniram-se para a  realização de uma iniciativa que terá lugar na emblemática livraria lisboeta denominada  “Conversas sobre Vinho“.

No próximo dia 11 de dezembro, pelas 19:30, decorrerá esta pequena sessão que abordará a trilogia Vinhos, Gastronomia e Cultura. 

A iniciativa inclui a apresentação e prova comentada dos vinhos da Quinta da Vineadouro e terá  como convidado especial o autor e enófilo Luís Gradíssimo que irá apresentar  “Enogastronomy”, um livro sobre enogastronomia destinado a todos aqueles que querem  saber mais sobre a ligação entre comida e vinhos, as várias possibilidades de harmonização e a  forma como o tema se relaciona com cada pessoa.

Trata-se de uma obra que reflete a  passagem de Luís Gradíssimo por aquela que é considerada a melhor escola de culinária do  mundo: a Le Cordon Bleu, em Paris. Para além deste livro, a Livraria Barata irá disponibilizar  uma seleção de outros livros que refletem esta temática e que irão estar em grande destaque.

A Quinta da Vineadouro é um novo projeto vitivinícola e de enoturismo, cujas origens remontam ao século XVIII, que lançou recentemente a sua produção muito limitada (cerca de  3.000 garrafas), motivada pela recuperação de aromas e sabores antigos dos vinhos do Douro  Superior.

Quinta da Vineadouro

No “Conversas sobre Vinho” estarão em prova 3 vinhos: Vineadouro Rabigato 2019 (de uma casta histórica do Douro, nasce numa vinha com 48 anos com várias castas  misturadas, mas onde se vindimaram, à parte, todas as cepas de Rabigato), Vineadouro Clarete  2019 (blend das castas Síria, Rabigato, Bastardo, Rufete, Casculho e Marufo, num tributo à  viticultura e enologia antigas, em que as castas eram plantadas, vindimadas e vinificadas em  conjunto) e o Vineadouro Tinto Reserva 2017 (de perfil contemporâneo, é um blend de Touriga  Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e uma mistura de castas de vinhas velhas, tendo estagiado  12 meses em barricas de carvalho francês). 

Igualmente com muita história e estórias para contar, nasceu em 1957 a Livraria Barata, na  Avenida de Roma, pela mão de António Barata, que de imediato se tornou num ponto de  encontro de pessoas, indispensável na cidade de Lisboa.

António Barata abriu em 1957 um espaço onde pudesse proporcionar acesso a títulos essenciais que o regime não permitia e, durante os 17 anos que a loja viveu em ditadura, era ali o lugar onde conseguir livros proibidos,  que já chegavam ao balcão devidamente embrulhados.

Livraria Barata

A Livraria Barata integra o programa  “Lojas com História” promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, o qual visa preservar e  salvaguardar os estabelecimentos históricos da cidade.

O “Conversas sobre Vinho” realiza-se no dia 11 de Dezembro, às 19:30, na Livraria Barata,  situada na Av. de Roma, 11-A, 1049-047 Lisboa. O evento tem um valor de inscrição de  15€/pessoa e inclui prova dos vinhos, aperitivos e um voucher de 10€ na compra de qualquer  pack de 3 garrafas dos vinhos da Quinta da Vineadouro.

Os lugares são limitados face às atuais  restrições e as inscrições deverão ser efectuadas para o email: geral@vineadouro.com.