
A Monte Bluna, projeto que procura ressuscitar Arruda, acaba de lançar as suas primeiras duas referências: o tictac (2015) e o Bluníssima (2017). Estes dois novos vinhos, já disponíveis online e em garrafeiras selecionadas, são o ponto de partida do portfólio de elevada qualidade que a Monte Bluna pretende introduzir no mercado ao longo dos próximos anos.
A Monte Bluna acredita na excelência e singularidade dos vinhos da região de Lisboa, em particular de Arruda (de epíteto grandioso, mas memória já longínqua), nela trabalhando afincada e diariamente.

O tictac 2015 foi feito sob a filosofia do tempo, como evidenciam os seus prolongados estágios até chegar ao mercado. Com uvas da casta Merlot vindimadas manualmente, provenientes de uma vinha com mais de 20 anos e a 6 km do Atlântico, é uma edição exclusiva de 1717 garrafas com rótulo em madeira.

O tictac 2015 tem cor rubi e mostra-se elegante e complexo. No aroma, apresenta frutos de bosque, compota de pimento, especiarias, moka e encantadoras notas balsâmicas. Sugestões terrosas e a caruma em fundo mineral de nuances iodadas. Na boca é primoroso na elegância, de frescura acentuada, salgadiço e estruturado, com taninos polidos e distintos fumados. O final é longo e delicado.
Tictac 2015 – PVPR € 35
O Bluníssima 2017 é o vinho de topo da Monte Bluna e destaca-se pelo seu caráter, potência e sensualidade. Procura evidenciar o melhor que a Arruda tem para oferecer e promete não desiludir. Feito a partir de uvas da casta Aragonez de uma pequena vinha com mais de 40 anos, numa área ventosa de terras altas e solo pristino de natureza argilo–calcária, ladeada pelo Atlântico e Tejo.

O Bluníssima Aragonez 2017 tem cor rubi profundo, no aroma apresenta fruta vermelha madura e notas de bosque e mentoladas. Madeira bem integrada a trazer especiarias doces e fumados, tudo assente em fundo de pedra calcária. Na boca é generoso e requintado, com corpo e frescura cativante, estruturado, com taninos robustos mas delicados. O final é envolvente e prolongado.
Bluníssima 2017- PVPR € 60
A Monte Bluna vai apresentar no decorrer de 2021 outros vinhos surpreendentes, incluindo das castas Arinto, Vital e Tinta Miúda, que irão robustecer o seu portfólio DOC Arruda.