douro Lançamentos vinhos

Ex-futebolista português lança vinhos «Dezoito by Maniche»

Um tinto e um branco superiores, produzidos pela Quinta da Pacheca, concretizam o sonho do internacional português de abraçar um projeto ligado ao mundo dos vinhos.

Dezoito by Maniche Tinto 2018 e Dezoito by Maniche Branco 2019 são os vinhos que marcam o pontapé de saída, no fantástico mundo da enofilia, de Nuno Ribeiro, conhecido na esfera futebolística como Maniche. Um apaixonado pelo mundo vínico, Maniche acaba de lançar os seus dois primeiros néctares, em parceria com a Quinta da Pacheca, prestigiado produtor duriense.

Os vinhos que agora chegam ao mercado são o resultado de um projeto que já vinha a ser maturado, desde 2016, em conjunto com a equipa de enologia da Quinta da Pacheca, liderada por Maria Serpa Pimentel.

Casal Maniche na Quinta da Pacheca

O craque português acompanhou todos os passos do processo da produção destes vinhos, designadamente a escolha das castas que deram origem ao lote, assim como na vindima e pisa tradicional a que as uvas tintas foram submetidas ou ainda no processo de estágio dos vinhos em barrica.

Periodicamente o internacional português mantinha-se a par dos processos, “o que também ajudou a aumentar a minha literacia vínica para embarcar com a máxima confiança nesta aventura que é a de criar uma marca de vinhos própria”, refere o ex-futebolista.

Dezoito by Maniche Branco 2019

Composto pelas castas Viosinho e Moscatel Galego, o ‘Dezoito by Maniche Branco 2019’ apresenta um aroma delicado, com notas de madeira bem integradas. Na boca mostra-se muito equilibrado, com acidez bem presente o que lhe confere mineralidade. De corpo médio e final longo e persistente, este vinho vai harmonizar na perfeição com peixes grelhados ou assados, assim como queijos.

Dezoito by Maniche Tinto 2018

Touriga Franca e Tinta Roriz são as castas que compõem o ‘Dezoito by Maniche Tinto 2018’. De acordo com as notas de prova da enóloga, este vinho mostra-se bastante frutado, embora bem balanceado com as notas de chocolate que lhe são conferidas pela barrica. Equilibrado, este tinto tem um final de boca longo e bastante persistente. Emparelha na perfeição com carnes grelhadas ou assadas.

Maniche na Quinta da Pacheca

Nuno Maniche, que envergou a camisola dos três grandes clubes nacionais e integrou as seleções vice-campeã europeia em 2004 e quarta classificada no Mundial de 2006, cultivou nos últimos anos um fascínio pela viticultura, e pelo Douro em particular, tendo encontrado na Quinta da Pacheca o parceiro ideal para produzir o seu blend perfeito.

Resta referir que os vinhos «Dezoito by Maniche», cujo pvp aconselhado é de cerca de 19,99€, estarão disponíveis nas melhores garrafeiras de todo o país, em diversas plataformas digitais, assim como na loja online que Maniche tem já em fase de conclusão.