O produtor duriense Quinta da Vineadouro acaba de lançar no mercado o Vineadouro Vinhas Antigas 2019, um vinho branco a evocar aromas e sabores antigos, que pretende reverenciar a vinha de onde vieram as uvas e homenagear os familiares que a plantaram há mais de cem anos.
Nas encostas do castelo medieval de Numão, nasce este Douro DOC elaborado a partir das variedades Síria, Folgazão, Gouveio, Trincadeira Branca, Malvasia Fina, Malvasia Rei, Rabigato e Carrega Branco provenientes de uma única parcela chamada “Coitadinha”: uma vinha centenária, plantada em socalcos, com as castas misturadas num típico field blend duriense.
O Vineadouro Vinhas Antigas 2019 caracteriza-se por ser um vinho que sabe mais do que cheira, com ténues notas aromáticas rústicas e sabor intenso onde sobressaem a acidez marcante, o corpo médio e a textura sedosa.

Mostra grande aptidão gastronómica, sendo ideal para acompanhar pratos ricos de bacalhau, peixes no forno, estufados de coelho ou aves e queijos de pasta mole ou de meia-cura.
Este vinho, com potencial de envelhecimento em garrafa superior a 10 anos, teve uma produção muito limitada de apenas 1.266 garrafas, estando cada uma delas numerada.
O Vineadouro Vinhas Antigas 2019 tem um PVP de 18€ e encontra-se disponível na loja online do produtor e em algumas garrafeiras selecionadas como a Bago a Bago (Guarda) ou Symposio (Cantanhede).