azeite concurso design

Azeite da Quinta do Portal conquista prémio de design em concurso internacional

Prémio foi conquistado no âmbito do «BRAZIL International Olive Oil Competitions», que se realizou em Portugal.

O design e a forma como se apresentam ao consumidor as garrafas do «Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium» arrecadou o primeiro prémio, na categoria ‘The Best Design’, atribuído no âmbito do «Brazil International Olive Oil Competitition», um dos maiores concursos mundiais de azeite.

O júri, formado por nomes como os chefs Rui Paula e o brasileiro Marcelo Fernandes, José Carvalho Araújo e Miguel Peixoto, valorizou a harmonia entre a capacidade criativa e artística da garrafa, embalagem e rótulo, bem como a forma como a informação do produto é transmitida ao consumidor, cumprindo na íntegra todas as questões regulamentares.

Para aferir da qualidade de todos os participantes e fazer uma avaliação pormenorizada, todos os exemplares a concurso foram fotografados de vários ângulos, de forma a que a classificação fosse atribuída o mais abalizada possível.

Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium

O concurso, que decorreu entre Portugal e o Brasil, teve este ano a sua segunda edição tendo contado com a participação de alguns dos melhores azeites do mundo. Foram mais de 80 amostras de 11 diferentes países, designadamente Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Grécia, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai foram os países representados.

As provas decorreram no auditório do armazém de vinhos desenhado por Siza Vieira para a Quinta do Portal, em Sabrosa, cujo produtor tinha vencido a primeira edição, realizada em São Paulo.

Quinta do Portal, que tem como principal ramo de negócio a produção e comercialização de vinhos, tem também abraçado com paixão a olivicultura e com resultados de relevo. Há alguns anos que a empresa produzia azeite para consumo nos seus espaços de restauração, mas em 2017 avançou para uma aposta mais estruturada, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e outra em sistema contínuo.

Estas novas plantações juntaram-se a um outro olival que já estava em produção, conseguindo-se assim assegurar a produção suficiente para o mercado de exportação, sendo precisamente o Brasil um dos principais mercados.

Desde 2017 que o azeite da Quinta do Portal acumula prémios, tendo já este ano merecido uma medalha de ouro no II Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, na categoria de Frutado Maduro.