campanha Gastronomia

Chefs da nova geração promovem conservas portuguesas

ANICP desafia chefs da nova geração para promover conservas portuguesas.

Vamos conservar o que é nosso.”

É este o claim da campanha criada pela Associação Nacional de Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) com o intuito de valorizar a excelência das conservas nacionais. No âmbito desta iniciativa, a ANICP desafia quatro jovens chefs nacionais a criar e partilhar uma receita em que as conservas são a estrela.

Ao longo do mês de novembro, Bernardo Agrela (A Praça, Lisboa), Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa), Leonor Godinho (Musa da Bica, Lisboa) e Pedro Abril (Chapitô à Mesa, Lisboa) vão utilizar as suas páginas de Instagram para partilhar com o público a execução de um prato em formato vídeo.

As receitas podem ser facilmente reproduzidas em casa, evidenciando a versatilidade de um produto que reflete como poucos a riqueza do património gastronómico nacional.

Mais do que uma tradição, as conservas portuguesas são o resultado da união entre o saber de várias gerações e o melhor peixe da nossa costa.

Vamos conservar o que é nosso

Um legado gastronómico único que é agora relançado numa campanha que, nas palavras de José Maria Freitas, presidente da ANICP, visa “sensibilizar o público para os produtos da pesca e da aquicultura sustentáveis, apresentado as conservas enquanto exemplo distintivo de tradição e excelência da indústria e superioridade do peixe”.

A ANICP pretende valorizar e diferenciar as conservas nacionais como um produto de acrescida qualidade face à concorrência, mas também criar condições para os que os consumidores possam fazer uma escolha informada. A campanha é também um estímulo ao consumo de produtos de origem nacional 

Agora, quatro dos mais talentosos jovens chefs nacionais dão um novo fôlego à campanha, unindo esforços com o objetivo de fazer com que as conservas portuguesas deixem de ser vistas como um ingrediente de recurso para os cozinhados do dia-a-dia e se afirmem como uma alternativa saudável e sustentável para uma dieta variada e equilibrada.

Timeline de partilha das receitas:

5 nov – Bernardo Agrela

12 nov – Leonor Godinho

19 nov – Pedro Abril

26 nov – Luís Gaspar

%d bloggers like this: