Gastronomia Restaurante

Terroir – O novo atelier gastronómico na baixa lisboeta

Num espaço acolhedor e de ambiente descontraído, o Terroir apresenta as propostas criativas do chef Miguel Vaz, com uma forte aposta vínica com a consultoria do sommelier Rodolfo Tristão.
Terroir – exterior

Terroir é o novo atelier gastronómico da cidade de Lisboa. Nasceu do sonho dos seus proprietários, Inês Santos e Erik Ibrahim, que andaram pelo mundo e das suas viagens trouxeram as ideias do que um dia gostariam de concretizar, e que agora se tornou real com a abertura deste espaço acolhedor, moderno e cosmopolita, no número 186 da rua dos Fanqueiros.

Lugar de convívio para ir com amigos e família beber um copo e degustar sabores de Portugal e do mundo, foi assim que foi idealizado, é assim que hoje o podemos conhecer.

Terroir – interior

O Terroir, novo espaço gastronómico que abriu portas em Lisboa em agosto, propõe boa comida com os melhores pairings de vinhos nacionais, para uma experiência que se quer inesquecível, repetível, e que seja ao mesmo tempo uma aprendizagem enriquecedora

“Quisemos trazer para este projeto um pouco das nossas viagens, do que vivemos, do que provámos, mas também do espírito universal que a gastronomia tem. À volta de uma mesa, ou de um balcão, os nossos sentidos permitem-nos continuar a viajar…pelos sabores, pelos aromas, pelas histórias de cada um.” – afirma Erik Ibrahim.

Com um longo balcão – em forma de meia garrafa de vinho -, que inclui excelente mostruário de vinhos nacionais, o Terroir convida logo a um copo, já que todas as referências disponíveis podem ser apreciadas desta forma, e em duas doses diferentes.

Terroir – pairings

Já no bar, destacam-se vários cocktails e mocktails, todos de origem ou inspiração vínica, e uma janela para a rua onde, a partir do exterior se pode beber um copo de vinho, provar várias opções da carta, ou optar pelo take-away, que aqui promete uma aposta muito diferenciadora.

Local ideal para uma refeição rápida, ou um aperitivo enquanto se aguarda por um lugar sentado, a janela do Terroir será também em breve o ponto de partida para uma experiência gastronómica muito original. Através dela, o Terroir irá sugerir originais cestos de piquenique, que se podem encher de iguarias da carta, e com elas a oferta de um mapa da zona, com sugestão de locais onde ir e desfrutar a sua refeição. Mas há muito mais.

Dentro do Terroir, a open kitchen, a cargo do chef Miguel Vaz, deixa à vista de todos a “magia” que o chef faz na cozinha. Aqui a partilha é total, e a ideia é conviver e conhecer a cozinha do chef enquanto se percorre um dos menus de degustação ou se ‘constrói’ a própria refeição, escolhendo os pratos da ementa e pedindo as sugestões do chef ao longo da refeição, e ao(s) sabor(es) do momento.

Terroir – prato

A partir de uma carta, que vai apresentando regularmente novas criações do chef de acordo com a época, estão disponíveis dois menus de degustação. O menu de nove momentos percorre mais as influências do mundo, mas contempla também alguns dos pratos que já se estão a tornar clássicos do Terroir, como a Batata-doce, leguminosas e aroma de trufa ou a Bola de Berlim de Bacalhau – e um menu mais curto, de seis momentos, que apresenta esses mesmos clássicos.

Alguns dos pratos poderão ser finalizados na mesa, deixando pequenos detalhes a cargo dos clientes, para que estes possam fazer parte de toda a experiência, dando o seu próprio toque final, ajustando os sabores. Inovação e sazonalidade, aliadas à criatividade do chef Miguel Vaz são, sem dúvida, os pilares da oferta deste atelier gastronómico. 

Chef Miguel Vaz

“A cozinha do Terroir é uma cozinha dinâmica e criativa, com grande foco nos produtos da época, e algumas influências internacionais, nos pequenos detalhes, e na vontade de surpreender com as novas propostas que regularmente vai apresentar. ” – afirma o chef Miguel Vaz que, no meio de um já longo e invejável currículo conta com o cargo de chef executivo no Bairro do Avillez, além de várias outras referências no panorama da alta restauração nacional, como o Lapa Palace, Oitavos, 100 Maneiras, Fortaleza do Guincho ou Herdade do Esporão.

Para acompanhar a proposta gastronómica do chef, juntam-se os melhores vinhos nacionais, em harmonizações surpreendentes, que são aqui responsabilidade do reconhecido sommelier Rodolfo Tristão, que integra a equipa como consultor vínico do restaurante, de forma a enriquecer o projeto.

Terroir – pairings

O Terroir quer partilhar as experiências e transmitir conhecimento, mostrando a todos que ao entrar no pequeno espaço agora de portas – e janela – abertas, de quarta a domingo na rua dos Fanqueiros, poderão sair de lá sabendo algo mais sobre os nossos vinhos, os nossos produtores, os ingredientes e sobre a cozinha que o chef ali desenvolve com toda a dedicação.

Todo o conceito é suportado pela  sua envolvente. Da decoração à iluminação e obras de arte, tudo faz parte da experiência. O projeto arquitetónico foi elaborado pela INVOLVE e executado pela DarkStudio, que tranformaram esta área comercial num restaurante, tirando o máximo partido desta, que ganhou nova vida com o material de hotelaria da conceituada NXHotelaria, mas também com a iluminação da Luxedesign, que ‘salta à vista’ com um candeeiro-nuvem, desenhado por Miguel Arruda, que ilumina o balcão do Terroir, criando um ambiente de conforto.

Terroir – interior

Em termos artísticos, outra peça de grande destaque é de autoria do artista plástico Martinho Pita, que com um trabalho de “corte e costura” criou uma alusão à vinha ao longo do espelho e de todo o teto do Terroir. A completar a decoração do espaço, e toda a temática envolvida, a artista Daniela Rodrigues criou os “bichos”, um conjunto de peças que retrata a história da filoxera que assolou as vinhas na Europa do século XIX.

Um sonho concretizado, num espaço que convida a entrar, e uma proposta gastronómica e vínica de excelência, que convida a voltar, são o cartão de visita para conhecer o Terroir, o novo atelier gastronómico da cidade de Lisboa.

Horário:

Quarta e quinta-feira das 18h00 às 19h30 na janela para o exterior, e das 19h30 às 23h00 para refeições

Sexta a domingo das 12h30 às 15h e das 18h00 às 19h30 na janela para o exterior, e das 19h30 às 23h00 para refeições

Contactos:

Rua dos Fanqueiros, 186

1100-232 Lisboa

Email: info@terroirrestaurante.pt   

Telefone: (+351)218873823

Instagram – https://www.instagram.com/terroir.restaurante/

Facebook – https://www.facebook.com/terroirlisboa/