clima conferência sustentabilidade

Conferência aborda resposta da vinha às alterações climáticas extremas

Esta CLIMATE TALK by THE PORTO PROTOCOL, decorre no dia 24 de setembro às 23 horas no canal de YouTube do Porto Protocol, sob o tema EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS - RESPOSTAS DA VINHA.

As alterações climáticas conduzem a mudanças na frequência, intensidade, duração e tempo dos eventos climáticos extremos (ECE). Estas são as palavras do IPCC. Por si só, estes ECE não explicam o aquecimento global, mas é um facto que as alterações climáticas os exponenciam.

A realidade é um reflexo disso mesmo e da atual crise climática: A África do Sul enfrentou, há poucos anos, um período de escassez de água extrema, na região do Cabo Ocidental. Em 2017 os Picos de Urbíon, o local onde nasce o Rio Douro, secou.

Este ano, na Alemanha, a colheita de Ice Wine falhou pela primeira vez devido a um inverno quente. Há um ano atrás, a Austrália estava em chamas, com uma perda sem precedentes e irreparável para os seus ecossistemas, vidas e negócios.

Neste momento, a Califórnia, Oregon e Washington estão a ser devastados por incêndios florestais, consequência das ondas de calor com temperaturas recorde registadas, que provocaram tempestades que por sua vez despoletaram os incêndios.

Em Maryland, os tornados foram seguidos por furacões e depois geadas. Novamente, inúmeros produtores vivem na incerteza de salvar a sua colheita devido à contaminação pelo fumo, e muitos já a perderem por completo.

Porquê? Quais as causas? Quais os impactos? Como podemos preparar a vinha, a nossa produção, o nosso negócio, nós próprios, para reduzir os impactos e minimizar as perdas?

CLIMATE TALK by THE PORTO PROTOCOL – EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS – RESPOSTAS DA VINHA.

O DEBATE

Nesta CLIMATE TALK estas questões serão abordadas por produtores e cientistas de diferentes partes do mundo que viveram estes ECE. Eles irão partilhar os seus conhecimentos, experiências, realidades e, sobretudo, diferentes ideias e práticas implementadas para enfrentar estes eventos. Numa conversa que terá início com uma abordagem científica, tentaremos entender como a ciência pode ajudar os produtores a preverem, a adaptarem-se e a decidirem quais as melhores opções disponíveis para lidarem com estes eventos, e como, de uma forma muito prática, o podem fazer.

TÓPICOS

·         O que está a causar estes Eventos Climáticos Extremos?

·         Quais são os principais impactos para a indústria do vinho?

·         Como é que diferentes estratégias de adaptação estão a produzir diferentes resultados de resiliência?

·         Qual é o papel da indústria do vinho na adaptação aos ECE e às alterações climáticas?

·         Como é que a ciência pode ajudar os produtores de vinho a melhorarem a resiliência das suas vinhas?

·         Como é que a natureza pode ajudar os produtores de vinho a melhorar a resiliência das suas vinhas?

·         O que estão os agricultores a fazer para lidarem com as alterações climáticas: informação e tecnologia de ponta e/ou a sabedoria dos nossos antepassados?

OBJETIVO

Partilha de soluções e ideias práticas sobre como construir a resiliência climática nas vinhas.

AUDIÊNCIA

Viticultores, produtores de vinho e empresários da cadeia de valor do vinho

Gestores ambientais e de sustentabilidade

Bloggers de vinho

Jornalistas ambientais

Estudantes de agricultura, enologia, ambiente e sustentabilidade

FORMATO

Painel com 4 convidados 1 Anfitrião via Zoom, com transmissão em direto no canal de youtube do Porto Protocol. A Climate Talk iniciará com uma breve introdução ao tema apresentada pelo anfitrião seguida por uma conversa entre os convidados. Cada convidado pode também endereçar uma pergunta ao anfitrião ou ao restante painel.

Não é necessário nenhum suporte de apresentação.

Durante a transmissão ao vivo, os participantes podem colocar questões via youtube, que serão depois, sempre que adequado, apresentadas no Chat do Zoom.

Nota: O debate manter-se-á disponível no canal de youtube do Porto Protocol.

PAINEL

– João Santos, Professor na UTAD, irá ser o ANFITRIÃO

CONVIDADOS

– Professor Greg Jones, Director do Evenstad Center for Wine Education, Professor and investigador climatologista no Linfield College – US.

– Phil Freese – Co-proprietário e fundador da VilaFonté – South Africa and California

– Alisdair Tulloch Assistente de enologia & Representante do “Carbon Neutral” na Keith Tulloch Wine – Austrália

– Dr. Richard Hamilton, Consultor Sénior e Viticulturista na Hamilton Viticulture

Saiba mais em https://www.portoprotocol.com/climate-talks/