dão enoturismo vindimas

Tradição e vindimas na Rota dos Vinhos do Dão

Esta é a época mais especial e agitada do ano no mundo vínico. Por isso, muitos produtores do Dão prepararam programas especiais para aqueles que queiram viver a experiência única das vindimas.
Vinhas no Dão

Junte-se à azáfama nas vinhas no Dão, seja estreante ou repetente nesta experiência única. Para viver esta tradição em pleno, os produtores da Rota dos Vinhos do Dão prepararam programas especiais que não vai querer perder.

1. Quinta de São Francisco

Na Quinta de São Francisco tudo começa no dia 14 de setembro, com a Vindima no “berço” dos vinhos Chão da Quinta. O programa consiste na apanha da uva manual, no acompanhamento da uva à adega, em conhecer o processo de seleção na mesa de escolha e a sua transformação subsequente.

Por fim, haverá um piquenique com prova de vinhos Chão da Quinta. Este programa estará em vigor do dia 14 a 30 de setembro e tem um custo de 30 euros por adulto e de 15 euros por criança entre os 6 e os 14 anos (preços sujeitos a confirmação com o produtor).

Para os que gostam de aventura e da tradição, podem adicionar o momento de pisa a pé num dos lagares centenários que será utilizado na vinificação da casta da Touriga Nacional.

2. Quinta dos Monteirinhos

Já na Quinta dos Monteirinhos as boas-vindas aos seus visitantes serão dadas na tarde de 30 de setembro, com a distribuição de um kit (composto por uma t-shirt de vindima, um boné e uma máscara social customizada). Após esta receção, realiza-se a Vindima do Encruzado, finalizando com um jantar vínico com animação.

Por fim, é possível também participar na Vindima do Touriga Nacional no dia 5 de outubro, em que estão incluídos uma merenda e um almoço popular.

Estes programas têm o custo de 25 euros por adulto, 18 euros para adolescentes dos 13 aos 18 anos e gratuito para crianças até aos 12 anos. Para quem quiser ir em grupo, há também um pack grupo (mínimo quatro pessoas) disponível por 20 euros por pessoa (preços sujeitos a confirmação com o produtor).

3. Soito Wines

De 21 de setembro a 5 de outubro, o espírito das vindimas promete contagiar todos na Soito Wines. Na Quinta do Soito, a partir das 9h30, receba o seu Kit vindimas e acompanhe a equipa para as vinhas. A etapa seguinte irá levá-lo à adega onde participará no processo de vinificação.

Soito Wines

Começa no tapete de escolha, selecionando as melhores uvas e pode acompanhar o técnico que lhe dará a conhecer as várias etapas que decorrem até à fermentação. Depois de umas horas extenuantes mas bem passadas, é possível aproveitar para relaxar e deixar-se envolver nos encantos da Quinta enquanto degusta alguns dos néctares ali produzidos bem harmonizados com produtos da região. 

Este programa tem um custo de 50 euros por pessoa, sendo que dos 12 aos 17 anos são 30 euros e dos 5 aos 11 anos, 10 euros.

Pode completar este programa criou-se a competição “Pisa pé” que consiste numa atividade em família ou com amigos, em que é necessário atingir um objetivo. É necessária reserva antecipada obrigatória. Este complemento tem um custo adicional de 10 euros por pessoa, sendo que as crianças dos 5 aos 11 anos pagam mais 5 euros. (todos os preços estão sujeitos a confirmação com o produtor).

4. Quinta da Taboadella

Na Quinta da Taboadella a experiência está disponível durante o mês de setembro e é necessária a reserva antecipada. A quinta, projeto da família Amorim no Dão, disponibilizará o material para vindima, que será realizada numa das parcelas da vinha, e o programa inclui ainda uma visita à vinha, à adega, a Barrel Top Walk, prova de vinhos Villae e piquenique.

Taboadella

O valor é de 50 euros por pessoa, 25 euros para crianças dos 12 aos 17 anos e 14 euros para os menores de 12 anos. (todos os preços estão sujeitos a confirmação com o produtor).

5. Lusovini

O programa de vindimas da Lusovini (Pedra Cancela) começa com um brinde com espumante, seguindo-se um passeio pela vinha com explicação das diferentes castas e depois os visitantes podem colocar as “mãos” ao trabalho.

Lusovini

Após a vindima será servido o almoço na Taberna da Adega e haverá uma visita à adega e zona de vinificação e uma prova de mosto. O dia termina com um piquenique na Vinha da Fidalga.

O valor da experiência é de 65 euros por pessoa, as crianças dos 9 aos 12 anos usufruem de um desconto de 50% e para as crianças até aos 8 anos a experiência é gratuita. (todos os preços e a data de realização deste programa estão sujeitos a confirmação com o produtor).

6. Quinta Madre de Água

Na Quinta Madre de Água a experiência das vindimas está disponível de 28 de setembro a 2 de outubro. O programa foi delineado para dois dias e inclui: Visita à Quinta Madre de Água e degustação de produtos Madre de Água no primeiro dia.

No segundo dia, após o pequeno-almoço, os visitantes começam a vindima, seguindo-se um almoço temático e visita à adega em Penalva do Castelo. Após o regresso ao hotel da quinta, os visitantes poderão degustar um jantar vínico.

O preço da experiência é de 420 euros (2 noites para 2 pessoas). (todos os preços estão sujeitos a confirmação com o produtor).

De salientar que todos os produtores implementaram medidas de segurança, devido à COVID-19: uso de máscara obrigatório; distanciamento de 1,5 a 2 metros entre pessoas em qualquer momento; desinfeção dos equipamentos; disponibilização de gel desinfetante nos espaços a utilizar.

Para mais informações poderá contactar a Rota dos Vinhos do Dão através do: 232 410 060 ou rotadovinho@cvrdao.pt.

Além disso, no âmbito do evento Cubo Mágico, promovido pela Câmara Municipal de Viseu, haverá um dia – 19 de setembro – dedicado à Festa das Vindimas e que conta com a participação de produtores da região. Para mais informações basta aceder ao site: https://cubomagicoviseu.pt/festa-das-vindimas.