Alvarinho vinhos verdes

Do vale à montanha – As diferentes dimensões de Alvarinho

De perfil mais frutado ou mais mineral… Soalheiro potencia a elasticidade da casta Alvarinho.

Potenciando sabores mais frutados ou mais minerais, a elasticidade da casta Alvarinho permite descobrir diferentes texturas do território. Na sub-região da origem do Alvarinho – Monção e Melgaço – o Soalheiro eleva as riquezas da casta, apresentando diferentes dimensões em função do local de plantação das vinhas: no vale ou na montanha.

Exemplo disso, é o emblemático Soalheiro Clássico – um alvarinho “do vale”, perfeito, intenso, elegante e com volume – e o Soalheiro Granit – um Alvarinho produzido a partir de uma seleção específica de vinhas plantadas acima dos 300 metros de altitude.

Soalheiro Granit e Soalheiro Clássico

Mas afinal, o que distingue um Alvarinho oriundo de vinhas plantadas no vale ou de vinhas plantadas na montanha?

O solo, o clima, e, claro, a vontade da primeira marca de Alvarinho de Melgaço de preservar a tradição, mas apostando na inovação com o estudo em detalhe de cada particularidade do terroir onde está inserido.

NO VALE… NASCE O SOALHEIRO CLÁSSICO

Soalheiro Clássico

As uvas da casta Alvarinho utilizadas no Soalheiro Clássico são provenientes de diversas vinhas de pequena dimensão implantadas em solo de origem granítica entre os 100 e os 400 metros de altitude e localizadas num microclima muito particular na sub-região de Monção e Melgaço.

As vinhas no vale estão protegidas pelas montanhas contra a influência do Oceano Atlântico. Esta cordilheira condiciona essencialmente a precipitação, a humidade e a temperatura do ar, fatores fundamentais na diferenciação qualitativa do nosso Alvarinho.

Por isso, o Soalheiro Clássico apresenta um perfil mais consensual pela frescura aromática da casta Alvarinho, intensidade gustativa e invulgar longevidade em garrafa. Intenso e tropical, é perfeito como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves.

NA MONTANHA… NASCE O SOALHEIRO GRANIT 

Soalheiro Granit

As uvas de Alvarinho utilizadas no Soalheiro Granit são provenientes de vinhas de pequena dimensão implantadas em solo de origem granítica acima dos 300 metros de altitude.

Este Soalheiro revela a mineralidade que relaciona o solo de origem granítica do terroir de Monção e Melgaço e a casta Alvarinho, aprimorado com a batonage e o estágio nas borras finas.

Por isso, apresenta cor amarela citrina, aroma com o perfil contido e elegante com notas minerais e final seco. Muito gastronómico, o Soalheiro Granit harmoniza na perfeição com todo o tipo de pratos de marisco ou peixe.

%d bloggers like this: