design imagem Lançamentos

Quinta do Ameal lança colheitas de 2019 com nova imagem

Dois vinhos que refletem as características da casta Loureiro. Nova imagem remete às origens dos vinhos da Quinta do Ameal.
©Esporão - Novas Colheitas da Quinta do Ameal
©Esporão – Novas Colheitas da Quinta do Ameal

A Quinta do Ameal, propriedade situada no Vale do Rio Lima e pioneira na afirmação da casta Loureiro e da sua capacidade para produzir vinhos brancos de qualidade mundial, acaba de lançar as novas colheitas do Ameal Loureiro 2019 e do Ameal Solo Único 2019.

Com estes lançamentos, os primeiros desde a aquisição da Quinta pelo Esporão no final do ano passado, os vinhos do Ameal apresentam uma nova imagem, mantendo o espírito da marca – icónica, genuína e irreverente.

©Esporão - Novas Colheitas da Quinta do Ameal
©Esporão – Novas Colheitas da Quinta do Ameal

As novas garrafas refletem um regresso às origens dos vinhos da Quinta do Ameal e os novos rótulos asseguram uma clara hierarquia do portfólio, consistência e alinhamento com a proposta de valor de cada um dos vinhos.

Para o enólogo José Luís Moreira da Silva, estes dois vinhos procuram refletir as características da casta Loureiro e da sua origem. São 2 vinhos diferentes, com grande potencial de evolução e que revelam a versatilidade desta casta:

Acreditamos que a casta Loureiro tem um grande potencial de experimentação e desenvolvimento. Queremos dar continuidade ao projeto iniciado pelo Pedro Araújo e reforçá-lo, torná-lo um pouco mais próximo das pessoas. Estes dois vinhos refletem essa intenção, acabando por revelar a versatilidade e capacidade de evolução da casta Loureiro”.

2019 teve um outono e inverno muito chuvosos, a primavera teve um início idêntico seguindo-se um período mais seco que contribuiu para o bom desenvolvimento dos bagos. Apesar da pressão inicial, foi um ano sem grandes problemas fitossanitários, em que a uva chegou à adega em boas condições e com boa maturação.

Ameal Loureiro 2019, 20ª colheita deste vinhodemonstra a capacidade desta casta para a produção de vinhos de grande qualidade e capacidade de evolução. Com uma cor citrina clara, este vinho revela-se vibrante, intenso e equilibrado com acidez refrescante.

A publicação norte americana, Wine&Spirits, atribuiu 93 pontos/Best Buy ao Ameal Loureiro 2019. 

Quinta do Ameal Loureiro 2019

Segundo Joshua Greene, o Ameal Loureiro 2019 caracteriza-se por um nariz frutado, com aromas de peras verdes frescas, maduras e prontas para caírem da árvore. Com uma grande intensidade aromática dominada pelos minerais: pedra, flores e sal num impasse tenso, que acalmam com a textura redonda e generosa do vinho. Este vinho é irresistível enquanto jovem e é acessível o suficiente para que valha a pena guardar uma ou duas garrafas para o próximo verão.

Quinta do Ameal Solo Único 2019

Ameal Solo Único 2019 Loureiro é proveniente de uma única parcela e demonstra a capacidade desta casta para a produção de vinhos com caracter, complexidade e capacidade de evolução. Fermentou e estagiou parcialmente num ovo de betão. É um Loureiro singular e cheio de carácter. De cor citrina clara, é dominado por uma acidez vibrante com um final longo e persistente.

Ameal Loureiro 2019 | 75 Cl – P.V.P. Recomendado com IVA €8,90

Ameal Solo Único Loureiro 2019 | 75 Cl – P.V.P. Recomendado com IVA €14,99