A próxima Climate Talk by Porto Protocol terá lugar no dia 15 de julho e vai refletir sobre as diferentes perspetivas da certificação e os padrões de sustentabilidade na indústria do vinho, na sequência das múltiplas certificações em sustentabilidade que têm vindo a crescer ao longo das últimas décadas.
Várias questões vão estar ‘em cima da mesa’:
- Está o conceito de sustentabilidade estabilizado no mundo do vinho?
- Estão os consumidores conscientes do significado de ‘sustentabilidade’ em cada uma das regiões?
- Como podem ser comparadas as normas com diferentes âmbitos de aplicação?
- A pegada de carbono está integrada nos processos de certificação sustentável?
- As certificações são adequadas para empresas de diferentes dimensões?
- Que critérios podem ser utilizados para escolher a certificação mais adequada?
- A diversidade de logótipos na garrafa está a confundir o consumidor?
Especialistas de diferentes regiões vão partilhar a sua experiência e são:
Patricio Parra, director- executivo do Consórcio de I&D no Vinos de Chile, que é a instituição responsável pela gestão do Código de Sustentabilidade da Indústria Vinícola do Chile. É também co-presidente do grupo de trabalho de Sustentabilidade Ambiental da FIVS. Trabalha há mais de 20 anos no campo da sustentabilidade e gestão de projectos de inovação com experiência nacional e internacional. Licenciado em Agronomia pela Universidade Católica do Chile, tem mestrado em Agricultura Ecológica pela Universidade de Wageningen, na Holanda. Tem também um diploma em Gestão Estratégica de Sustentabilidade.
Allison Jordan é vice-presidente para os assuntos ambientais do Wine Institute e directora-executiva do California Sustainable Winegrowing Alliance, onde é responsável pela supervisão dos programas California Sustainable Winegrowing e Certified California Sustainable Winegrowing e representa o Wine Institute no conselho de administração da National Grape Research Alliance. Tem um mestrado em Políticas Públicas pela Goldman School da Universidade da Califórnia Berkeley e um B.A. em Psicologia pelo Allegheny College, actualmente é bolseira no programa American Marshall Memorial Fellowship do German Marshall Fund.
João Barroso é coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que faz parte da CVR Regional Alentejana, coordena e monitoriza o desempenho de sustentabilidade da maior região vinícola de Portugal. Conduz investigação e assiste os produtores na implementação das melhores práticas disponíveis, promovendo simultaneamente a troca de conhecimentos entre os membros do programa. Os seus conhecimentos incluem a viticultura sustentável e a produção de vinho, alterações climáticas, prevenção da poluição, eco-eficiência e edifícios verdes.

A moderação será feita por Sylvia Petz, que trabalha desde 2009, na sua própria agência de comunicação, consultoria e posicionamento para um mundo de vinho, comida e gastronomia sustentável, nos países de língua alemã. Um dos seus mais importantes clientes é o grupo biodinâmico de viticultura respekt-BIODYN. No âmbito do seu mestrado em sustentabilidade e gestão responsável na Universidade de Ciências Aplicadas BFI de Viena, escreveu uma tese sobre sustentabilidade e vinho e está actualmente a trabalhar na sua tese final sobre o caso de negócios do turismo sustentável na Áustria.
Pode assistir à ‘Climate Talks by Porto Protocol’ aqui: canal de YouTube do Porto Protocol. Mais informações sobre o painel em: www.portoprotocol.com/climate-talks/.