ambiente sustentabilidade viticultura

Certificação em Sustentabilidade – Diferentes abordagens em distintas regiões vitivinícolas

Especialistas de diferentes regiões vão partilhar a sua experiência, e responder a várias questões relacionadas com sustentabilidade e certificação, no mundo do vinho.

A próxima Climate Talk by Porto Protocol terá lugar no dia 15 de julho e vai refletir sobre as diferentes perspetivas da certificação e os padrões de sustentabilidade na indústria do vinho, na sequência das múltiplas certificações em sustentabilidade que têm vindo a crescer ao longo das últimas décadas.

Várias questões vão estar ‘em cima da mesa’:

  1. Está o conceito de sustentabilidade estabilizado no mundo do vinho?
  2. Estão os consumidores conscientes do significado de ‘sustentabilidade’ em cada uma das regiões?  
  3. Como podem ser comparadas as normas com diferentes âmbitos de aplicação? 
  4. A pegada de carbono está integrada nos processos de certificação sustentável?  
  5. As certificações são adequadas para empresas de diferentes dimensões? 
  6. Que critérios podem ser utilizados para escolher a certificação mais adequada? 
  7. A diversidade de logótipos na garrafa está a confundir o consumidor?

Especialistas de diferentes regiões vão partilhar a sua experiência e são:

Patricio Parra, director- executivo do Consórcio de I&D no Vinos de Chile, que é a instituição responsável pela gestão do Código de Sustentabilidade da Indústria Vinícola do Chile. É também co-presidente do grupo de trabalho de Sustentabilidade Ambiental da FIVS. Trabalha há mais de 20 anos no campo da sustentabilidade e gestão de projectos de inovação com experiência nacional e internacional. Licenciado em Agronomia pela Universidade Católica do Chile, tem mestrado em Agricultura Ecológica pela Universidade de Wageningen, na Holanda. Tem também um diploma em Gestão Estratégica de Sustentabilidade.

Allison Jordan é vice-presidente para os assuntos ambientais do Wine Institute e directora-executiva do California Sustainable Winegrowing Alliance, onde é responsável pela supervisão dos programas California Sustainable Winegrowing e Certified California Sustainable Winegrowing e representa o Wine Institute no conselho de administração da National Grape Research Alliance. Tem um mestrado em Políticas Públicas pela Goldman School da Universidade da Califórnia Berkeley e um B.A. em Psicologia pelo Allegheny College, actualmente é bolseira no programa American Marshall Memorial Fellowship do German Marshall Fund.

João Barroso é coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que faz parte da CVR Regional Alentejana, coordena e monitoriza o desempenho de sustentabilidade da maior região vinícola de Portugal. Conduz investigação e assiste os produtores na implementação das melhores práticas disponíveis, promovendo simultaneamente a troca de conhecimentos entre os membros do programa. Os seus conhecimentos incluem a viticultura sustentável e a produção de vinho, alterações climáticas, prevenção da poluição, eco-eficiência e edifícios verdes.

Climate Talks by Porto Protocol
Climate Talks by Porto Protocol

A moderação será feita por Sylvia Petz, que trabalha desde 2009, na sua própria agência de comunicação, consultoria e posicionamento para um mundo de vinho, comida e gastronomia sustentável, nos países de língua alemã. Um dos seus mais importantes clientes é o grupo biodinâmico de viticultura respekt-BIODYN. No âmbito do seu mestrado em sustentabilidade e gestão responsável na Universidade de Ciências Aplicadas BFI de Viena, escreveu uma tese sobre sustentabilidade e vinho e está actualmente a trabalhar na sua tese final sobre o caso de negócios do turismo sustentável na Áustria.

Pode assistir à ‘Climate Talks by Porto Protocol’ aqui: canal de YouTube do Porto Protocol. Mais informações sobre o painel em: www.portoprotocol.com/climate-talks/.

%d bloggers like this: