ambiente enoturismo sustentabilidade

Casa das Pipas volta a receber a «Chave Verde»

Unidade de enoturismo da Quinta do Portal, situada no Douro, distinguida pelo desempenho ambiental.
Casa das Pipas
Casa das Pipas

A Casa das Pipas, unidade de enoturismo do produtor de vinhos duriense Quinta do Portal, volta a receber a «Chave Verde», galardão da responsabilidade da Foundation for Environment Education, que em Portugal é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa.

O prémio, que promove o turismo sustentável em Portugal, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos que implementam boas práticas ambientais e que valorizam a gestão ambiental, destaca a imagem das unidades hoteleiras junto dos hóspedes, o que se reveste de especial importância na altura que vivemos, em que a sensação de segurança ambiental e sanitária é mais importante do que nunca.

Casa das Pipas
Casa das Pipas

A Quinta do Portal exerce junto dos clientes, pedagogia ambiental no que respeita, por exemplo, à reciclagem e racionalização do consumo de água, e dá instruções ao staff para que proceda de igual modo.

Casa das Pipas
Casa das Pipas

A preocupação com os pressupostos da economia verde levou a que a quinta tenha plantado um jardim gastronómico biológico, que se estende por mais de mil metros quadrados e que abastece o restaurante da quinta e ajuda a aromatizar e enriquecer as criações gastronómicas do chef Milton Ferreira.

No jardim podemos encontrar uma grande diversidade de produtos, desde flores a plantas, passando por várias leguminosas.

Os objetivos do programa Green Key passam por consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis, reduzir o impacto ambiental das atividades económicas, maior eficiência no consumo dos recursos naturais e contribuir para a implementação da Agenda 21, através da melhoria contínua das organizações.