Gastronomia Restaurante

O Frade regressa cheio de novidades

Sabores genuínos do Alentejo, temperados com a criatividade e a jovialidade da dupla Carlos Afonso e Sérgio Frade.
Dulpa Sérgio Frade e Carlos Afonso
Dulpa Sérgio Frade e Carlos Afonso

O restaurante “O Frade”, em Belém, reabre ao público e evolui no seu conceito, mantendo a matriz de gastronomia tradicional portuguesa. O balcão característico deste espaço manterá apenas 8 lugares, cumprindo assim todas as regras de segurança impostas pela pandemia de Covid-19, e “O Frade” passará a disponibilizar uma soalheira esplanada cá fora, também com 8 lugares.

Adicionalmente, o projecto do chef Carlos Afonso e de Sérgio Frade ganhou novas valências: integrou o ‘take-away’ e o “delivery” (através da Uber Eats) no seu serviço; passará a receber pequenos eventos privados de 8 pessoas no seu espaço, ao estilo de “Frade & Friends”; e o chef poderá também deslocar-se a casa para jantares privados – numa versão de “O Chef Frade na sua cozinha”.

Nesta nova vertente de “Personal Chef”, Carlos Afonso cozinhará os pratos típicos de “O Frade”, mas não diz que não a um desafio, desde que se situe no seu âmbito – o da cozinha tradicional portuguesa.

Restaurante "O Frade"
Restaurante “O Frade”

Aquilo que começou por parecer um grande desafio, face à pandemia e às restrições que ela impunha, acabou por transformar-se numa oportunidade que encaramos com positivismo”, explica Carlos Afonso. “Expandimos a nossa marca, as nossas valências, transmitindo ainda mais a alma e a energia que nos caracteriza. Os sabores, esses, vão estar ainda mais apurados e destacar as nossas memórias de infância, que os nossos clientes tanto valorizam”.

Restaurante "O Frade"
Restaurante “O Frade”

Ao fim de um ano de existência, o novo Frade continua igual a si mesmo. Mais maduro, consistente e com um caminho a médio-longo prazo bem definido. Posiciona-se no mercado da restauração de Lisboa como um restaurante de comida tradicional portuguesa, dedicado à pesquisa de receituário nacional autêntico e diferenciado, de Norte a Sul do país.

A médio prazo, os primos Carlos e Sérgio pretendem também desenvolver uma linha de produtos de mercearia da marca “O Frade”. 

O novo Frade, como o antigo, assenta em três pilares: tradição, produto e serviço.

Restaurante "O Frade"
Restaurante “O Frade”

Fruto de um legado familiar que vai já na terceira geração, este espaço tem também um compromisso e uma herança para com os vinhos de talha, negócio do pai de Sérgio Frade. 

Sobre Carlos Afonso e Sérgio Frade

Filhos de duas irmãs, apesar de terem sido criados juntos, os primos de Beja tiveram percursos muito distintos. No entanto, a paixão pela boa comida, pelo vinho e o regresso às origens juntou-os num projeto que lhes é muito querido.

Carlos Afonso estudou na escola de hotelaria de Portalegre. O seu percurso profissional levou-o a estagiar e trabalhar na Holanda, na Bélgica e no País Basco. Por terras lusas, fez a abertura do Marmoris em Vila Viçosa, com Alexandre Silva, passou pelas cozinhas do Tabik e da Bica do Sapato. Mais recentemente, esteve dois anos e meio no Algarve, onde trabalhou no Ocean com o chef Alemão Hans Neuner e na abertura do Hotel Avenida em Lagos. Aos 32 anos, já com um currículo brilhante, Carlos Afonso decide voltar às origens e à gastronomia portuguesa usando apenas os melhores ingredientes.

Sérgio Frade, o mais velho dos dois primos, seguiu um caminho mais desportivo, que o levou a estudar educação física em Lisboa. Após uma carreira no ramo do ensino e como atleta de alta competição, dedicou-se ao ramo imobiliário, passando uma temporada no Brasil antes de regressar a Portugal para investir no mercado local e juntar-se ao seu primo n’O Frade.

Contactos:

Aberto de terça a sábado, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 22h30

Telefone:  939 482 939

Morada:  Restaurante O Frade, Calçada da Ajuda, 14 – Belém

%d bloggers like this: