sustentabilidade

Primum Familiae Vini Lança Prémio Anual de 100 mil euros

A Primum Familiae Vini é uma associação europeia formada por 12 famílias produtoras de vinho, na qual se integra a Symington Family Estates. A associação acaba de lançar o “The PFV Prize”, um prémio no valor de 100 mil euros para empresas familiares sustentáveis. Paul Symington, anterior CEO da Symington, assume agora o cargo de Chairman desta associação.

A Primum Familiae Vini, uma associação de doze famílias europeias que são produtores nas grandes regiões de vinhos do continente, anunciou a instituição do ‘The PFV Prize’ (O Prémio PFV), um prémio anual de €100,000 para uma empresa familiar em qualquer ramo de atividade empresarial que demonstre excelência em sustentabilidade, inovação, saber fazer e na bem sucedida transmissão de responsabilidade e compromisso, de uma geração para outra.

O vencedor terá a oportunidade de partilhar conhecimento com as doze famílias PFV, todas as quais possuem experiência obtida a pulso na superação de numerosos desafios — por vezes existenciais — durante as suas longas histórias. 

PFV Associados
PFV Associados

Paul Symington, Chairman do PFV, comentou: 

“Nós na PFV acreditamos que empresas familiares são o substrato das economias regionais e nacionais. As melhores empresas familiares têm um profundo compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o ambiente. As empresas familiares devem personificar os melhores valores de responsabilidade social e o lado mais humano da atividade empresarial numa altura em que a globalização e uma pouco saudável uniformização têm-se tornando cada vez mais prevalecentes. Ao anunciar este prémio numa altura de crise internacional decorrente da Covid-19, estamos a enfatizar a nossa forma de pensar as coisas a longo-prazo e o nosso inerente otimismo face ao futuro — desde que saibamos defender os valores certos.” 

Os doze membros da PFV representam as vozes distintivas e as profundas raízes de artífices das empresas familiares, comprometidas com a qualidade absoluta dos seus vinhos, sendo que todas possuem uma longa história de dedicação às suas respetivas regiões.

A PFV pretende encorajar outras empresas familiares a continuarem o seu desenvolvimento independente e também de provarem que uma empresa familiar pode ser uma ferramenta poderosa para responder aos desafios sociais e ambientais do nosso tempo. 

As candidaturas ao Prémio PFV 2020 podem ser efetuadas a partir de 1 de julho em: http://www.thepfvprize.com (disponível a partir do dia 22 de junho 2020 ) e até 30 de outubro de 2020. 

Uma lista de cinco finalistas de empresas familiares será publicada em janeiro de 2021 e o vencedor do Prémio PFV será anunciado em março de 2021. 

O Júri que selecionará os cinco finalistas e o ‘The PFV Prize’ será constituído por um membro de cada uma das doze famílias: 

• Priscilla Incisa Della Rochetta – Tenuta San Guido, Italy – Fundada 1840 

• Albiera Antinori – Marchesi Antinori, Italy – Fundada 1385 

• Egon Müller – Egon Müller Scharzhof, Germany – Fundada 1797 

• Prince Robert of Luxembourg – Domaine Clarence Dillon, France – Fundada 1935 

• Marc Perrin – Famille Perrin, France – Fundada 1909 

• Paul Symington – Symington Family Estates, Portugal – Fundada 1882 

• Frédéric Drouhin – Maison Joseph Drouhin, France – Fundada 1880 • Miguel Torres Maczassek – Familia Torres, Spain – Fundada